DAVI YAN, SENSACIONAL O SEU EXPERIMENTO!
O Diário de Mika | O Pé de Feijão
https://www.youtube.com/watch?v=5_wryl3zT94
João e o pé de feijão - Varal de Histórias
João e o Pé de Feijão
João e o Pé de Feijão
História completa
Desenho animado infantil com Os Amiguinhos
Após a reforma ortográfica, a forma correta passou a ser autorretrato, sem hífen
e com a consoante "r" dobrada.
Exemplos:
O autorretrato é uma forma de pintura onde o modelo retratado é o próprio artista.
https://www.soportugues.com.br/
Trabalhar com autorretrato na Educação Infantil auxilia na construção da identidade, pois, por meio dele, as crianças têm a possibilidade de visualizar as diferenças físicas existentes entre elas, atribuir signos às próprias imagens e identificar suas marcas pessoais ao se desenharem.
http://www.escolamobile.com.br/
Qual o objetivo do autorretrato?
Consideramos o autorretrato como a forma expressiva da imagem, representação, apresentação, expressão e conhecimento de si para si mesmo. ... O indivíduo ao se autorretratar organizou seus pensamentos, seus sentimentos, com o objetivo de dar significado a sua imagem.
https://www.revistas.udesc.br
“Imagens de si: o autorretrato
como prática de construção da identidade”
Pensar a nossa identidade vai além de simplesmente responder a pergunta: Quem sou eu? Vai além de um nome, idade, sexo, profissão, grau de escolaridade.
Ao desenvolvermos atividades que estimulem o processo de exploração de si mesmo proporcionamos que o indivíduo identifique e demonstre suas próprias características, seus anseios, vontades, percepções, buscando explicitar de forma concreta seu “eu”, através das artes.
O objetivo do trabalho com autorretrato é a construção da identidade através do desenvolvimento da observação e sensibilidade do olhar em relação a si mesmo, no ensino de artes visuais.
Consideramos o autorretrato como a forma expressiva da imagem, representação, apresentação, expressão e conhecimento de si para si mesmo. O indivíduo ao se autorretratar organiza seus pensamentos, seus sentimentos, com o objetivo de dar significado a sua imagem. Trata-se de um processo complexo que envolve pensar, expressar, interpretar, criar e transmitir.
https://www.revistas.udesc.br
COMO PODEMOS FAZER ESTE
TRABALHO NA ESCOLA?
ETAPAS DE CONSTRUÇÃO E APRENDIZAGEM
· 1. Apreciar trabalhos de artistas que são
· referência em autorretrato.
· 2. Fazer autorretrato com desenho e pintura.
· 3. Atribuir signos à própria imagem.
· 4. Identificar marcas pessoais na maneira de desenhar e pintar.
· https://novaescola.org.br/
·
· O que o aluno poderá aprender com esta aula
-O que é um autorretrato e como os artistas se retrataram ao longo dos tempos;
-Perceber que o autorretrato é uma expressão tanto da aparência física quanto psicológica da pessoa, onde é retratado aquilo que ela acredita demarcar mais a sua personalidade;
-Produzir um autorretrato, levando em consideração todas as questões levantadas durante a aula;
-“Autorretrato é uma forma de registro em que o modelo é o próprio artista.” Existe há muito tempo, pois é natural do ser humano a necessidade de deixar algum registro de sua própria imagem, mesmo depois de sua passagem pela vida. Desde a “Pré-História homens e mulheres desenhavam suas identidades com a marca das mãos dentro das cavernas” usando pó colorido para fazer os contornos.
Autorretrato de Rembrandt
http://images.suite101.com/222256_rembrandt_selfportrait.jpg
Autorretrato de Rembrandt
- Nos trabalhos a pessoa pode, colocar suas emoções, seu jeito de ser, se é alegre, desconfiado, agitado, calmo dentre outros ou retratar sua aparência ressaltando traços que aprecia ou rejeita em si mesmo e que marcam muito sua personalidade como Guignard, por exemplo, que tinha lábio leporino e queixo pronunciado. Ele não escondia isso.
Autorretrato de Guignard
http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/exposicoes/acervo/am2.jpg
- Outro ponto interessante é a questão da forma como o artista pinta. Alguns usam muita cores em pinceladas largas onde a figura quase que se mistura com o fundo. Um exemplo disto é o artista Flávio de Carvalho. Outros trabalham de forma mais realista buscando texturas e formas reproduzindo sua imagem quase que como em uma fotografia.
Auto-retrato de Flávio de Carvalho
- Uma discussão interessante proposta pelo livro aparece na comparação entre os autorretratos de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Apesar de serem do mesmo período, mostram traços diferentes da personalidade das artistas que ficam bastante marcados em suas pinturas. “Anita se achava feia. Era tímida e tinha um defeito na mão esquerda que vivia escondendo sob um lenço. Sua imagem é meio apagada. Tarsila era considerada uma mulher bonita e vaidosa. Ela vivia na moda. Seus lábios estavam pintados com batom vermelho, os olhos contornados com lápis preto. Veja como suas sobrancelhas são finas e bem delineadas.(...) ela parece ter orgulho de sua figura, de seus belos traços e de sua elegância.”
Autorretrato Anita Mafaltti
http://downloads.passeiweb.com/arte_cultura/galeria/anita_malfatti/1922_auto_retrato.jpg
Autorretrato de Tarsila
- Para finalizar, podemos comentar as formas atuais que os artistas usam para se retratar, como fotografia, esculturas, uso de novas tecnologias como vídeos e etc.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6919
SANDRINHA
Aluna da Profª Thaís - 1º ano B
TAMBÉM FEZ SEU AUTORRETRATO
OBSERVEM OS DETALHES DO DESENHO :
CABELO E FRANJINHA
SANDRINHA, SEU AUTORRETRATO
FICOU UMA GRAÇA!!!
FOTO E VÍDEO DISPONIBILIZADOS
POR SÍLVIA, MAMÃE DA SANDRA
DIVIRTAM-SE COM
NOSSOS ARTISTAS MIRINS
COM SEUS PRÓRIOS AUTORRETRATOS
Como lidar com os sentimentos
em tempos de quarentena
A crise do novo Coronavírus vem nos afetando de diversas maneiras: fisicamente, emocionalmente, economicamente, socialmente e psicologicamente. E quando estamos diante de uma crise, sentir medo e ansiedade é inevitável.
Esses sentimentos são respostas normais e naturais para enfrentar situações desafiadoras causadas por perigo e incerteza. É muito fácil se perder em preocupações e ruminar sobre todos os tipos de coisas que estão fora do nosso controle: o que pode acontecer no futuro, como o vírus pode afetar você e seus entes queridos, sua comunidade, seu país, o mundo, e assim por diante. E mesmo sendo completamente natural para nós nos perdermos em tais preocupações, não é útil ou benéfico. Na verdade, quanto mais nos concentrarmos no que não está em nosso controle, mais desesperados ou ansiosos, provavelmente iremos ficar.
Então, é importante nesse momento focarmos no que está ao nosso controle. Não temos como controlar o próprio vírus ou a economia mundial, ou como o governo administra essa situação. Assim como não conseguimos controlar o que sentimos e pensamos. Mas, podemos controlar os nossos comportamentos, aqui e agora, e isso pode fazer uma enorme diferença para nós mesmos e para os que convivem conosco, assim como para toda a comunidade.
Um primeiro passo é promover a aceitação. Tente prestar atenção ao que está sentindo nesse momento, e acolha esses sentimentos, emoções, memórias e sensações. Respire lentamente, e apenas observe seus pensamentos.
As nossas emoções têm valor adaptativo e servem para nos preparar para as ações necessárias ao lidar com um estímulo relevante em nosso ambiente. Nos fazem mais cuidadosos e precavidos, ou nos dão o impulso necessário para defender nossos direitos. São uma forma de comunicação em nossas relações, e podem nos fornecer informações sobre o contexto que estamos vivendo e seu impacto em nossa vida. Ao aprendermos a lidar melhor com as emoções e sentimentos, conseguiremos nos comportar de forma mais coerente com nossos valores pessoais e objetivos de vida.
Precisamos estar abertos, gentis e sem julgamentos nesse momento de pandemia, proporcionando espaço para os sentimentos difíceis que esse cenário atual está nos causando. É preciso acolher as nossas emoções, e as emoções das pessoas com quem nos relacionamos, validar e não menosprezar, compartilhar e ouvir empaticamente. Pois esses sentimentos difíceis continuarão aparecendo enquanto esta crise se desdobra, como o medo, ansiedade, raiva, tristeza, insegurança, solidão, frustração, confusão, e muitos mais. Por isso, praticarmos autocompaixão e autocuidado será essencial nesse momento.
A forma de sentir os acontecimentos e mudanças, são únicas e diferentes em cada indivíduo, e, portanto, os comportamentos de cada pessoa também serão diferentes. Então, empatia e consciência coletiva são palavras importantes para esse momento, pois precisamos mais do que nunca, nos colocarmos no lugar do outro para entender essas diferentes formas de pensar e agir durante a crise, para assim não julgar e até mesmo orientar de forma respeitosa e acolhedora, conseguir dialogar sobre opiniões diferentes de um jeito saudável e amigável.
É preciso pensar em maneiras simples de cuidar de nós mesmos e daqueles com quem vivemos, praticar gestos de cuidado e ações de apoio como por exemplo cozinhar uma refeição saudável e prazerosa, conversar e ter tempo de qualidade com quem convivemos, falar sobre o que estamos sentindo ou até mesmo escrever sobre num papel, praticar jogos e brincadeiras, manter uma boa rotina de sono, se movimentar com atividades físicas ou dança, explorar a criatividade em atividades artesanais, entre outras atitudes que podem trazer bem-estar e prazer. Durante o dia, pergunte a si mesmo ‘O que posso fazer agora – não importa quão pequena a sua ação possa parecer – que melhora a vida para mim, de quem convivo e das pessoas na minha comunidade?’.
Se estiver muito difícil vivenciar tudo isso, procure ajuda de um profissional da saúde. O momento é de se cuidar e de pensar coletivamente.
Autora: Bruna O. Silva - Psicóloga Clínica Comportamental (CRP 08/26118).
https://transmissao.psc.br/post/aceitacao--como-lidar-com-os-sentimentos-em-tempos-de-quarentena
Sentimentos desenhados
durante a quarentena
NOSSAS CRIANÇAS FORAM CONVIDADAS A DESENHAREM SUAS EMOÇÕES
De uma simples garatuja, aquele rabisco que tem a "pretensão" de desenho, até verdadeiras historinhas das crianças um pouco mais velhas. Tristeza, saudade da escola, alegria por não estar doente ou medo de perder alguém para o coronavírus são revelados por meio do projeto da escola tendo como base uma telinha de pintura para desenhar os sentimentos durante a quarentena.
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