2020 OUTUBRO - CONTOS AFRICANOS - APROXIMANDO CULTURAS
POSTAGEM EM 27 10 2020
Os Contos Africanos são utilizados como um mecanismo de resgate da cultura africana, uma vez que eles permitem compreender a forma de vida destes povos, ao apresentar a língua, a religião, e os valores culturais, bem como suas origens, que encontram muitas vezes de forma implícita em sua história.
O que a criança poderá aprender
ao trabalhar com estes contos?
No mundo do faz de conta, a criança é convidada a usar sua imaginação para criar ou recriar a imagem de uma pessoa, de um personagem, de um objeto, de um lugar e de situações que somente neste campo é possível ser criado, por isso o imaginário infantil é tão rico e criativo, justamente por seu caráter fantasioso e lúdico.
Trabalhar com contos africanos é aproximar o universo do imaginário infantil ao universo da cultura negra brasileira e mostrar às crianças sua importância por seu caráter histórico, social e artístico.
Para reconhecer, valorizar e produzir arte é preciso ter acesso, descobrir e interagir com as mais diferentes manifestações artísticas e culturais. Amplia-se a visão de mundo e auxilia em um posicionamento mais autônomo e crítico.
“Na cultura africana a fala ganha força, forma e sentido, significado e orientação para a vida. A palavra é vida, é ação, é jeito de aprender e ensinar. “O poder da palavra garante e preserva ensinamentos, uma vez que possui uma energia vital, com capacidade criadora e transformadora do mundo. Energia que possui diferentes denominações para as diversas civilizações, por exemplo, para os bantus essa energia é hamba, já para o povo iorubá a energia é o axé.” (Salto para o futuro, disponível no site: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/
Ouvir as histórias torna possível a introdução de elementos das culturas africanas e afro-brasileiras no imaginário infantil, abrindo à fantasia dos jovens leitores a personagens e situações referenciadas na África e
Nenhum comentário:
Postar um comentário