OFICINA DE ARTES - IDEIAS - HISTÓRIA -VÍDEOS

19/09/2018


C A M P A N H A   L A C R E   A M I G O







Lacre, A Lenda.

Há algum tempo se falou que a troca de lacres de latinhas de alumínio por cadeiras de rodas era “lenda urbana”. As pessoas acreditavam que para transformar lacres de alumínio em cadeiras de rodas era necessário o processo de derretimento do material.
Ainda hoje muitas pessoas duvidam da mágica dessa troca, que é realizada em parceria com empresas comprometidas com a sustentabilidade e a correta destinação dos resíduos descartados.
E, a partir daí, vem o maior questionamento: mas por que somente os lacres são utilizados e não as latinhas de alumínio inteiras?
Primeiro, pois o manuseio do lacre é mais simples e ocupa bem menos espaço para armazenar do que latinhas. Para ter uma ideia, 30.000 lacres de alumínio cabem em 10 garrafas pets de 2 litros e equivalem a quase 1.000 latinhas de alumínio. Já imaginou armazenar 1.000 latinhas de alumínio em casa?
Em segundo lugar, a liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que o a da latinha. Dessa forma, separando o lacre evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contaminem o alumínio reciclado.
São necessárias, 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio para a troca de uma cadeira de rodas. Mas todo trabalho árduo tem sua recompensa. Para a Arteris e seus inúmeros parceiros desta causa, não há melhor recompensa do que o sorriso no rosto de uma pessoa atendida.
Hoje a Arteris conta com diversos parceiros para a arrecadação de lacres de alumínio, desde escolas, empresas privadas, instituições, comércios, entre outros. E você também pode fazer sua parte juntando qualquer quantidade de lacres e os entregando nos postos de coleta e pontos de arrecadação nos 5 Estados onde a Arteris atua (SP, MG, PR, RJ e SC).
Um pequeno lacre faz uma grande diferença na vida de muitas pessoas.

CONFIRA TODO O PROJETO AQUI.


C A M P A N H A   M E I A S   D O   B E M



Campanha meias do bem fazendo sucesso na escola com a participação intensa dos alunos.
Já entregamos uma caixa e a próxima está prestes a ser entregue pois já está cheia também.

Confira a promoção aqui.
ou veja o vídeo aqui.



Participe!!!!





Mês de junho

A L F R E D O   V O L P I

Alfredo Volpi Conhecido como o pintor das bandeirinhas Pintor brasileiro de origem italiana. Considerado um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Alfredo Volpi (14/4/1896-28/5/1988) nasce em Lucca. Aos 2 anos de idade é trazido para o Brasil, fixando residência em São Paulo.







Imagens e texto extraídos de pesquisa na internet.




Mês de maio


P I C A S S O

Este mês a nossa OFICINA DE ARTE está expondo as obras de Pablo Ruiz Picasso, foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França. 

     

     






Texto e imagem extraídos daqui. E pesquisa no Google.




POSTAGEM EM 20 07 2020

Série Artistas Brasileiros Alfredo Volpi 
e Festa Junina



Musicalização - Paisagens Sonoras
 sobre obras de TARSILA DO AMARAL 
- uma viagem sonora



POSTAGEM EM 27 07 2020

IVAN CRUZ

Arte para adultos e crianças
https://www.youtube.com/watch?v=SoPWzdTpDwc



Entrevista Ivan Cruz em seu Ateliê -  Multirio



POSTAGEM EM 20 08 2020

Tintas Naturais!

 Aprenda como fazer.





Tintas naturais 

com recursos simples 

e fácil de fazer.




Pinte sua parede com TINTA DE TERRA





POSTAGEM EM 21 08 2020

PESQUISA RETIRADA  DO SITE
https://www.sp-arte.com/
ACESSE PARA MAIORES INFORMAÇÕES


Acima: Fachada da Pina_Luz (Foto: Divulgação)
INSTITUIÇÕES #2

De olho na história: Pinacoteca de São Paulo

Priscyla Gomes
6 dez 2019, 14h51
A SP-Arte estreia uma série de conteúdos sobre as principais instituições artísticas paulistanas e como elas moldaram o cenário cultural brasileiro. Confira aqui o primeiro texto do especial.

 

Aquele que hoje adentra a Pinacoteca de São Paulo talvez perceba poucos indícios da trajetória de sua constituição. A convivência sinérgica e de profícua complementariedade de suas arquiteturas remonta a dois momentos históricos do edifício, mas muito pouco evidencia os percalços de sua manutenção. Do projeto original realizado início do século 20 à sua revitalização, em 1998, passaram-se noventa anos para uma efetiva conclusão da proposta. O edifício, que nasceu com outro caráter, somente teve seu programa efetivamente adaptado à atividade museográfica quase um século depois.

O comparativo entre o histórico da arquitetura e da formação do acervo da Pinacoteca de São Paulo não é um dado irrelevante. Coincidem temporalmente algumas gestões e tomadas de decisão que buscaram atualizar e modernizar um museu que nasceu sem sede própria, mas cresceu paulatinamente afim de tornar-se um dos mais representativos e antigos acervos paulistas.

O edifício histórico que hoje abriga a Pinacoteca de São Paulo foi projetado originalmente por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para sediar o Liceu de Artes e Ofícios. Com propósito de formar artesãos e trabalhadores para a construção civil e comércio, o Liceu era uma instituição de ensino profissionalizante dirigida pelo próprio Ramos de Azevedo. Além da proposição de um novo edifício, o arquiteto almejava estabelecer no Liceu a futura Escola de Belas Artes de São Paulo. Aliada à sua proposta de ensino, a escola deveria prever em suas instalações um acervo com referências artísticas aos alunos. Graças à monumentalidade da construção e uma relativa desproporcionalidade de áreas ao quórum de inscritos, a proposta para uma Pinacoteca foi ganhando corpo.

Acima: Acima: Fachada da Pina_Luz (Foto: Divulgação)

Fachada da Pina_Estação (Foto: Divulgação)

Fachada da Pina_Estação (Foto: Divulgação)

"Caipira picando fumo" (1893), Almeida Júnior. Obra adquirida pela Pinacoteca em 1905 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)
"Peru depenado" (1900), Pedro Alexandrino Borges. Obra adquirida pela Pinacoteca em 1911 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"Caipira picando fumo" (1893), Almeida Júnior. Obra adquirida pela Pinacoteca em 1905 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"Peru depenado" (1900), Pedro Alexandrino Borges. Obra adquirida pela Pinacoteca em 1911 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

Na sua inauguração em 1905, a Pinacoteca era constituída de uma diminuta galeria de pinturas. O acervo principal possuía somente 26 obras, em sua maioria provenientes do Museu Paulista. A coleção original trazia obras de artistas atuantes na cena paulista no final do século 19, como Almeida Júnior e Pedro Alexandrino. Nessa primeira seleção, havia clara intenção de privilegiar artistas locais ou nomes que tiveram influência direta no meio artístico da cidade.

A escolha de obras do Museu Paulista não foi uma decisão fortuita. Já nesse primeiro empréstimo, havia uma clara intenção de distinguir essas duas coleções trazendo do acervo original obras de diversos gêneros da pintura usualmente praticados nas academias. Naturezas-mortas e paisagens passaram a integrar a Pinacoteca e obras com claro discurso histórico, como peças de arqueologia, zoologia e documentos permaneceram no Museu Paulista. Essa primeira divisão norteou posteriormente novas transferências entre os museus.

Em 1911, a vinculação da Pinacoteca com o Liceu foi desfeita. Como instituição autônoma, o acervo passou a contar com uma entrada sistemática de obras provenientes do programa de Pensionato Artístico comissionado pelo Governo do Estado. O programa previa o subsídio a artistas paulistas para formação em ateliês na Europa, com bolsas de estudos. Em contrapartida, parte da produção era doada à coleção da instituição.

"O mestiço" (1934), Candido Portinari – adquirida pela Pinacoteca em 1935 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)
"Bananal" (1927), Lasar Segall –adquirida pela Pinacoteca em 1928 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"O mestiço" (1934), Candido Portinari – adquirida pela Pinacoteca em 1935 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"Bananal" (1927), Lasar Segall –adquirida pela Pinacoteca em 1928 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

O programa durou quase quarenta anos. Junto às suas doações, o acervo ampliou-se por meio de aquisições e ingressos de grandes conjuntos. Um dos marcos dessas aquisições ocorreu nos anos 1920 e 1930, quando a coleção passou a contemplar nomes do modernismo paulista como Victor Brecheret, Anita Malfatti, Lasar Segall, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. As obras ressaltavam o pioneirismo da instituição, primeira a contar com um núcleo desse movimento, e traziam expoentes na discussão da identidade nacional nas artes. “Bananal” (1927), de Segall, e “Mestiço” (1934), de Portinari, exemplificavam com primazia muitas das discussões correntes sobre a representação do tipicamente brasileiro.

As aquisições realizadas não se restringiam a artistas do País. Desde a regulamentação, em 1911, já se previu que a Pinacoteca teria também políticas para compras de autores estrangeiros. Grande parte dessas aquisições eram provenientes de exposições organizadas em São Paulo, com compras feitas por particulares que doavam posteriormente suas obras. Além disso, as doações de lotes de obras oriundas de coleções privadas tornaram-se, a partir da década de 1940, uma prática recorrente. Essas doações aglutinavam centenas de obras, com casos como o acervo de Renina Katz com cerca de mil peças.

Ao longo dos anos, o acervo ganhou complexidade e modernizou-se, chegando a mais dez mil peças de extrema representatividade na história da arte brasileira, do século 21 até hoje. Um ponto chave para compreender esse processo de modernização foi a gestão da historiadora e crítica Aracy Amaral, que assumiu a diretoria do museu no final da década de 1970. Amaral concentrou esforços em atualizar o acervo, buscando extrapolar a noção de arte acadêmica. A Pinacoteca passou a abrir suas portas a produções experimentais, a experiências ligadas à arte-xerox e à performance. O momento também é marcado pela aquisição de produções concretas e neoconcretas, integrando obras de artistas como Lygia Clark e Waldemar Cordeiro ao acervo.

"São Paulo" (1924), Tarsila do Amaral – adquirida pela Pinacoteca em 1929 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)
"Tropical" (1917), Anita Malfatti – adquirida pela Pinacoteca em 1929 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"São Paulo" (1924), Tarsila do Amaral – adquirida pela Pinacoteca em 1929 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"Tropical" (1917), Anita Malfatti – adquirida pela Pinacoteca em 1929 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

Nas décadas seguintes, gestões de Fabio Magalhães, Maria Cecilia de França e Maria Alice Milliet deram continuidade ao processo de aquisições de obras contemporâneas. Questões relativas ao edifício foram pautadas novamente, dentre os muitos usos e percalços pelos quais passara, fazia-se necessária uma intervenção de grande porte. Foi nesse momento que as negociações para a saída da Escola de Belas Artes do local ganharam maior definição.

A modernização que vinha sendo pauta da gestão do acervo expandiu-se para o edifício: em 1990, a Pinacoteca iniciou uma ampla reforma e adaptação. A gestão de Emanoel Araújo teve como enfoque adaptar o prédio a padrões museológicos internacionais e, em posse de todo edifício somente para as atividades do museu, convidou o arquiteto Paulo Mendes da Rocha para um projeto de revitalização de seus espaços.

Em síntese, a nova proposta arquitetônica do museu viabilizava seus anseios de modernização reordenando sua relação com o entorno. A entrada principal passava a voltar-se para a Estação da Luz e os acessos aos diferentes níveis do edifício eram feitos por passarelas metálicas apoiadas na construção original. Os tijolos aparentes do projeto histórico eram mais claramente permeáveis pelas grandes aberturas das janelas internas nas quais os pátios e a cobertura permitiam a entrada de luz natural. Definitivamente, o museu abria-se a possibilidade de permanência em áreas comuns e de percursos nas salas expositivas que agora atendiam os mais estritos padrões museográficos.

"Mulher reclinada" (1940/1949), Victor Brecheret – adquirida pela Pinacoteca em 1998 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"Mulher reclinada" (1940/1949), Victor Brecheret – adquirida pela Pinacoteca em 1998 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"Ideia visível" (1957), Waldemar Cordeiro – adquirida pela Pinacoteca em 1977 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"Ideia visível" (1957), Waldemar Cordeiro – adquirida pela Pinacoteca em 1977 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

Com nova configuração e arranjo, a diretriz curatorial do museu assumiu, nos anos 2000, uma linha de incentivo claro à produção contemporânea. Não somente as aquisições, mas também as programações privilegiariam exposições com recorte recente trazendo ao espaço do octógono, centro do museu, seus principais destaques.

Em 2004, a Pinacoteca incorporou instalações da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, dando origem à Pina_Estação. O prédio, também projetado por Ramos de Azevedo, originalmente foi ocupado por escritórios e armazéns da Sorocabana, tendo posteriormente abrigado a sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP). Após uma reforma, a Pina_Estação passou a receber exposições temporárias, além de setores técnicos do museu. Somou-se também ao corpo da instituição o Memorial da Resistência, que passou a ocupar o térreo do edifício. O propósito do Memorial é evidenciar a história da repressão policial no período ditatorial brasileiro bem como o percurso da repressão política no Brasil republicano.

"Retrato de D. Fifi Assunção" (1940), Candido Portinari – adquirida pela Pinacoteca em 1978 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)
"Crianças no vilarejo" (1970), Tarsila do Amaral – adquirida pela Pinacoteca em 1973 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"Retrato de D. Fifi Assunção" (1940), Candido Portinari – adquirida pela Pinacoteca em 1978 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

"Crianças no vilarejo" (1970), Tarsila do Amaral – adquirida pela Pinacoteca em 1973 (Foto: Pinacoteca de São Paulo / Divulgação)

Além de uma pluralidade de enfoques, o percurso propiciado pelo trânsito entre as duas unidades reforça um caráter eminentemente urbano desses equipamentos e coloca seus visitantes em contato com a região central de São Paulo. Uma permeabilidade almejada não somente no programa de exposições e atividades, mas na conformação de seu programa arquitetônico. Hoje, a Pinacoteca, agora denominada Pina_ e a Pina_Estação, abrigam uma das mais fecundas programações culturais da cidade, com exposições de relevância internacional. Exposições recentes exploram questões basilares inclusive à política de formação de acervos, propiciando à instituição a possibilidade de orientar suas aquisições para alguns hiatos históricos de uma historiografia que privilegiou um estrato específico da sociedade.

Nesse mais de um centenário de existência, a Pina_ demonstra que o processo de constituição de acervos e legitimação de espaços culturais brasileiros é uma tarefa árdua que se estende por sucessivas idas e vindas. Seu histórico é parte da atuação incisiva de historiadores, arquitetos e gestores comprometidos com a sua constituição e atualização. Um legado que não pode estar refém somente dos interesses das gestões públicas e que, no contexto brasileiro, parece apontar – junto a outros equipamentos – para uma urgente sinalização da sociedade civil da importância de sua perpetuação.


Priscyla Gomes é curadora e pesquisadora em arte e arquitetura, doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), onde concluiu seu mestrado e sua graduação. Atualmente, é curadora associada do Instituto Tomie Ohtake e integra seu Núcleo de Pesquisa e Curadoria, coordenando as pesquisas desenvolvidas pela equipe curatorial. Foi curadora de exposições como: “Jamais me olharás lá de onde te vejo” (2019), “E para que poetas em tempo de pobreza?” (2019), “É como dançar sobre arquitetura” (2017), “Eduardo Berliner: corpo em muda (2016), entre outras.



POSTAGEM EM  28 08 2020

Massinha de Modelar - Receita, Como fazer



COMO FAZER SLIME DE DETERGENTE E ÁGUA SEM COLA / SEM BORAX / SEM ATIVADOR / SEM MASSINHA




COMO FAZER CAMISETA TIE DYE 

com Valenthina Rodarte

♥ Livre Para Ser


https://www.youtube.com/watch?v=7wrRvCelGjQ

TRÊS JEITOS DIFERENTES DE TIE DYE



https://www.youtube.com/watch?v=PkTy4wzz0aw

COMO FAZER TIE DYE CORAÇÃO,

 TRIÂNGULOS, ZIG-ZAG

 PINTANDO MEU GUARDA-ROUPA! Paula Stephânia




PINTAMOS UMA PAREDE COM BALÕES!

 Dia de fazer arte! Paula Stephania



https://www.youtube.com/watch?v=QodCefbl8Jc

DIYs PINTANDO COM BOLHA DE SABÃO, COLAR, COTONETE, BALÃO, DEDO, SOMBRA

Paula Stephânia





POSTAGEM EM 17 09 2020

ARTE RUPESTRE



https://www.youtube.com/watch?v=jgptsj8w18w

ARTE RUPESTRE


O QUE É?


https://www.youtube.com/watch?v=bPIr_Y4rJ0I

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

https://www.youtube.com/watch?v=3duvqvAVqJs

ARTE NA PRÉ HISTÓRIA: 

Pinturas rupestres, esculturas e arquitetura



https://www.youtube.com/watch?v=b4wk-zLKPUU

ARTE RUPESTRE a arte da pré história

 atividade com revista e bombril


https://www.youtube.com/watch?v=KO2wyS00apk

POSTAGEM EM 20 10 2020


SÉRIE 

DOBRADURAS

E

RECORTES


DOBRA - COLA - CORTA - RECORTA

DÊ ASAS A SUA IMAGINAÇÃO!


DOBRADURAS


https://www.youtube.com/watch?v=-Ne5d8mPiwc


ANIMAIS FEITOS COM CÍRCULOS DE PAPEL


https://www.youtube.com/watch?v=QCUmjLylIW8

DOBRADURAS

MODELOS PARA VOCÊ SE INSPIRAR


https://www.youtube.com/watch?v=frtsd_0V0kg


DOBRADURAS 2

MODELOS PARA VOCÊ SE INSPIRAR


https://www.youtube.com/watch?v=efI_VCA2_4M

Origami con circulos (perrita)


MODELOS PARA VOCÊ SE INSPIRAR


https://www.youtube.com/watch?v=r4DA97Sky7c

Como fazer: Origami - Barco de papel



https://www.youtube.com/watch?v=8kWNh4ubID0


Como fazer um avião de papel modelo tradicional #1 (dobradura / origami) 



https://www.youtube.com/watch?v=RXZ3UunoCwQ

Como fazer um Sapo de papel, origami



https://www.youtube.com/watch?v=Y-muMqUw1HI

10 IDEIAS SIMPLES E 

DIVERTIDAS COM PAPEL



https://www.youtube.com/watch?v=FB42yvcIhZE

Origami Sapo que salta 🐸

 Origami de papel fácil.


https://www.youtube.com/watch?v=ChrVW4ruOPQ

Fische falten | Origami Fisch


PEIXE


https://www.youtube.com/watch?v=KL1WFivbnDo

Schmetterling falten - für Kinder geeignet



https://www.youtube.com/watch?v=JVGvUarWP3Y

Origami - Tartaruga



https://www.youtube.com/watch?v=xbYMe2lNKNs

25 ARTESANATOS ADORÁVEIS DE PAPEL



https://www.youtube.com/watch?v=EubAQnOm090

Origami de CACHORRO fácil de DIY artesanato de papel PARA CRIANÇAS



https://www.youtube.com/watch?v=pS8rmhVgpHU

10 FUN PAPER CRAFTS FOR KIDS



https://www.youtube.com/watch?v=SlfYTmUVgEQ

Fácil - COELHO 

Ideias de Artesanato | 

Artesanato de Papel para Crianças



https://www.youtube.com/watch?v=NB6NW868CqU

DIY brinquedos de papel 

| Fácil de papel aves



https://www.youtube.com/watch?v=dRIfRUOzoGQ

Funny frogs Moving paper TOYS Easy paper crafts


 SAPO

https://www.youtube.com/watch?v=fCiq-a-l-tw

Оригами. ПАКЕТ из бумаги ДЛЯ ПОДАРКА .

DIY BOLSAS de papel para regalo.

 PAPER BAG ORIGAMI


SACOLINHAS DE PAPEL PARA PRESENTE

https://www.youtube.com/watch?v=LXTdxA8GRrs

Оригами Пакет из бумаги для подарка.DIY- Bolsas de papel Kawaii-fácil. Paper Bags Easy Origami



https://www.youtube.com/watch?v=M35OAJctDu8

PAPER CRAFT FOR KIDS

 | ART AND CRAFT WITH PAPER FOR KIDS | EASY KIDS CRAFT

ENVELOPES DE COELHO


https://www.youtube.com/watch?v=C9i9Rl2Ed3A


Aprenda a fazer o Sapo Bocarrão

 - Oficina do Varal de Histórias



https://www.youtube.com/watch?v=vbxSx01BKio

Elefantinho de papelão 

- Oficina do Varal de Histórias


https://www.youtube.com/watch?v=7IawQey8ocg

Jacaré de caixa de papel 

- Oficina do Varal de Histórias



https://www.youtube.com/watch?v=wz3HNTm3dPY

Chapéu de Lobo

 - Oficina do Varal de Histórias



https://www.youtube.com/watch?v=dkWxi_SLQvs

Ratinho de isopor

 - Oficina do Varal de Histórias



https://www.youtube.com/watch?v=sCRZLlusbM8

Pinguim de garrafa

 - Oficina do Varal de Histórias



https://www.youtube.com/watch?v=JtVRo6KgUcc

Galo com borrifador de água 

- Oficina do Varal de Histórias



https://www.youtube.com/watch?v=hqku5Sz6AMs

Fantoche de monstro 

- Oficina do Varal de Histórias



https://www.youtube.com/watch?v=2IV__UE_XUA

PRODUÇÃO E EDIÇÃO: PROFª ANINHA

POSTAGEM EM 09 02 2021

ARTES

 PARA VOCÊ CURTIR

https://br.pinterest.com/anabrignolps/gild%C3%A1sio-jardim/







www.youtube.com/watch?v=g8BQQqJGbJI&feature=emb_logo

ARTISTA PLÁSTICO: GILDÁSIO JARDIM TELAS: PINTURA EM TECIDO ESTAMPADO E EM TELA COMUM.

As estampas de tecido são lembranças das roupas das pessoas de minha comunidade que carrego em meu imaginário desde minha infância na zona rural. Comecei a fazer telas com essas estampas com o objetivo de provocar uma fusão entre os personagens do meu universo com as cores que eles trazem na vestimenta. De cada estampa, tento tirar um personagem ou vivência da cultura popular.












UM POUQUINHO DE ARTE PARA VOCÊ 
SE INSPIRAR
TENTE FAZER VOCÊ TAMBÉM
  
AGORA VOCÊ PODE SEGUIR PASSO A PASSO E FAZER UMA PINTURA BEM BONITA EM CHITA.
ASSISTA AO VÍDEO E TENHA MIL IDEIAS!!!

https://www.youtube.com/watch?v=z1Kywij7SoQ

Gildásio Jardim - pintura em tecido estampado / Gildásio Jardim


UM BEIJO NO CORAÇÃO!

PROFª ANINHA

Postagem em 15 02 2021

ARTES

 PARA VOCÊ CURTIR



Artesãs de Minas Gerais redescobrem o chitão, tecido colorido e rico em estampas


Você também pode ter uma série de ideias para aproveitar esse tecido e fazer diferentes trabalhos.
Use sua criatividade e mãos a obra!!!


https://www.youtube.com/watch?v=ljb3Lq9NsZ8

Na cidade de Bom Sucesso, no sul de Minas, artesãs de uma associação estão ganhando o mundo com produtos tipicamente mineiros feitos com o tradicional chitão, um tecido colorido e rico em estampas.
Reportagem de 2013 Ver episodio: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbr... Ir para o site do : http://tvbrasil.ebc.com.br/node/

UM BEIJO NO CORAÇÃO!

PROFª ANINHA


POSTAGEM EM 16 02 2021

ARTE RECICLÁVEL

IDEIAS PARA JARDIM VERTICAL

GARRAFAS PET PARA SERVIR COMO VASOS DE FLORES 

CRIE TAMBÉM 
 UM LINDO JARDIM VERTICAL

Recycle Plastic Bottles Into Hanging 

Lantern Flower Pots for Old Walls - Vertical Garden Ideas


Reciclar garrafas de plástico 
para fazer uma bela flor suspensa

https://www.youtube.com/watch?v=NdxuTQUztJY

Potes de garrafas pet 
para seu jardim suspenso

Recycle Plastic Bottles into Beautiful Hanging Flower 

Pots For Your Garden


https://www.youtube.com/watch?v=MOQcQDHIjFs

UM BEIJO NO CORAÇÃO!

PROFª ANINHA


POSTAGEM EM 02/03/2021

Leonardo da Vinci

https://bvl.org.br/historia-e-ciencia-da-filosofia-se-encontram-na-bvl/

Leornado da Vinci - Ilustrando História


Leonardo da Vinci foi um dos maiores gênios da história, atuando nas mais diferentes áreas do conhecimento.



https://www.youtube.com/watch?v=YuJm8gN_prU



Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Wikipédia

Um dos grandes personagens que surgiram na história da humanidade é, sem sombra de dúvidas, Leonardo da Vinci. Este personagem multidisciplinar destacou-se pela sua paixão pelo conhecimento e na investigação e foi um dos grandes gênios do Renascimento. 

https://www.omeubebe.com/criancas/educacao-psicologia-crianca/leonardo-vinci-criancas


Como explicar a vida 

de Leonardo da Vinci 

às crianças?




https://www.omeubebe.com/images/ninos/leonardo-da-vinci-para-crian%C3%A7as.jpg


Na época em que nasceu Leonardo, durante o século XVI, as pessoas não tinham apelido, pelo que o nome se completava com o lugar onde tinham nascido ou passado os seus anos de infância. Leonardo nasceu em Itália, em Vinci, daí que se chamasse Leonardo da Vinci.

Desde pequeno que mostrou o seu engenho e uma grande curiosidade para aprender. Quando o seu pai observou que Leonardo desenhava muito bem, tomou a decisão de o enviar para o pé do pintor Andrea del Verrocchio, para que pudesse aprender as diferentes técnicas de pintura. Segundo conta a lenda, o professor responsabilizou-o, ainda sendo Leonardo jovem, por acabar de pintar um quadro, o que ele fez tão bem que Andrea del Verrocchio se zangou, ao dar-se conta que Leonardo era melhor artista do que ele.

O primeiro “homem do renascimento”

Leonardo da Vinci é um dos gênios do Renascimento. Foi pintor, escultor, inventor, arquiteto, engenheiro, músico, filósofo, cozinheiro e muitas coisas mais, daí que a expressão “homem do renascimento” se refira a uma pessoa que é capaz de fazer muitas coisas.

A vida de Leonardo da Vinci, para pequenos e mais crescidos, está cheia de curiosidades. Como pintor, há três obras suas que são mundialmente famosas: a Mona Lisa, o homem de Vitruvio e a Última Ceia. Ao largo da sua vida apenas pintou cerca de 30 quadros, cuja maioria está inacabada, pois era muito perfeccionista e ficava obcecado com os pormenores, o que fazia com que não os conseguisse acabar.

A sua necessidade de experimentar levou-o a usar técnicas que ninguém tinha utilizado antes, como o esfumado, para dar mais profundidade aos seus quadros, ou dar maior naturalidade aos personagens orientando o seu corpo para um lado e a cabeça voltada para o outro (até ao momento os personagens estavam sempre de frente ou de perfil).


Escritura espetacular, a bicicleta, o submarino…

Leonardo da Vinci, para as crianças, é um personagem incrível. Era capaz de escrever da direita para a esquerda, escrita especular, pelo que os seus textos podem ser lidos utilizando um espelho.

O seu engenho e curiosidade fez com que desenhasse todo o tipo de inventos, como a bicicleta, o carro, o helicóptero ou até um submarino, embora não tivesse podido construir muitos porque não tinha os materiais adequados.

Também criou um fato de mergulho, máquinas voadoras, o conta-quilômetros, o paraquedas e diversas armas, como a catapulta, o canhão de três canos ou a metralhadora.

Explicar a vida e obra de Leonardo da Vinci às crianças é fascinante. É a vida de um homem adiantado no seu tempo.


https://www.omeubebe.com/criancas/educacao-psicologia-crianca/leonardo-vinci-criancas


Leonardo da Vinci 

filme completo dublado em português


https://www.youtube.com/watch?v=qQ3PsEj68dE&feature=youtu.be


Um beijo no coração!
Profª Aninha




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