Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)

2018










24 DE MAIO DE 2018
















Unidade na diversidade...

O trabalho pedagógico desenvolvido na SRM ( Sala de Recursos Multifuncionais), se organiza a partir de quatro eixos:

Papel do aluno: apoiado em uma rotina escolar oferecemos a criança a possibilidade de ir construindo a posição  de aluno.
Corpo: percepção, exploração e estimulação das habilidades corporais e recursos tecnológicos para favorecer a aprendizagem do aluno.
Linguagem: oferecer possibilidade para desenvolvimento da comunicação de cada criança, ampliando as possibilidade de cada um.
Construção do Letramento: oferecer possibilidade de desenvolvimento da escrita, possibilita à criança mais um recurso de comunicação e potencializa seu aprendizado.


O papel do aluno
  • Compreender e se apropriar da rotina escolar e seu papel de aluno;
  • Participar da rotina escolar com autonomia;
  • Respeito às regras e combinados;
  • Conhecer e reconhecer o ambiente escolar;
  • Transitar com independência em todos os espaços físicos da escola, não somente na sua sala de aula;
  • Sentar;
  • Dar funcionalidade aos objetos escolares;
  • Identificar, organizar e utilizar com autonomia seus pertences;
  • Participar e interagir em momentos coletivos do espaço escolar ou fora dele.

Corpo
Adquirir noções corporais, através do reconhecimento do próprio corpo e do corpo do outro.
  • Conhecer o seu corpo em relação ao espaço (noção espacial).
  • Desenvolver e aprimorar a coordenação motora, favorecendo a aquisição de habilidades: equilíbrio, postura adequada, força, destreza...
  • Desenvolver a autonomia nas atividades de vida diária;
  • Estimular suas áreas sensoriais;
  • Utilizar adequadamente e com autonomia materiais de tecnologia assistiva quando necessário;
  • Aperfeiçoar habilidades anteriormente adquiridas em relação ao corpo e espaço.

Linguagem
  • Estimular sua linguagem;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Compreender as comandas solicitadas;
  • Comunicar suas necessidades básicas;
  • Demonstrar seu interesse;
  • Reconhecer , identificar e demonstrar através de gestos, símbolos gráficos e/ou expressões seus desejos, interesses e pessoas de seu convívio;
  • Ampliar o repertório de comunicação social;
  • Interagir com o outro utilizando da comunicação aprendida;
  • Utilizar comunicação aumentativa e/ou alternativa quando necessário.


A Construção do letramento
  • Desenvolver as habilidades necessárias para o processo de aprendizagem como: memória, percepção, identificação, raciocínio lógico organização, noção temporal, espacial, esquema corporal, dentre outros;
  • Aperfeiçoar habilidades anteriormente adquiridas;
  • Explorar diversos materiais e as diversas formas de registro;

“Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais” 

Peça teatral Vozes da Consciência

OBRIGADA!!

PSA - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO











S Í N D R O M E   D O   X   F R Á G I L

Uma síndrome que merece atenção e carinho

Devido à problemática apresentada e à vivência prática percebida pelos membros do ILK - 
Instituto Lico Kaesemodel, constatou-se a necessidade de desenvolver um projeto voltado 
às pessoas afetadas pela ndrome do X Frágil.

A Síndrome do X Frágil é uma afecção genética ainda pouco conhecida e difundida, que afeta             o desenvolvimento intelectual, o comportamento e provoca atrasos na fala. Recebeu este nome,        pois ao se estudar os cromossomos de uma pessoa afetada pela Síndrome do X Frágil, pode-se observar em certa porção de suas células, um sítio frágil no braço longo do cromossomo X.
É causada por uma mutação em um gene (FMR1) que inibe ou reduz a produção de uma proteína (FMRP) essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso e de várias funções cerebrais. Estudos indicam ser a causa hereditária mais comum de deficiência intelectual e muitas vezes pode estar associada com o autismo. Em muitos casos as pessoas afetadas recebem outros diagnósticos como: autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade), Síndrome de Asperger, entre outros.
A Síndrome do X Frágil apresenta sintomas e sinais muito variados e que não são obrigatórios, o que dificulta a definição do quadro clínico.

Foi criado então, o Projeto Eu Digo X, com o objetivo de difundir informações sobre a Síndrome do X Frágil, ampliando o conhecimento e sensibilizando a população, além de promover o apoio e auxílio nos processos de prevenção, rastreamento, diagnóstico, educação, inclusão social e amparo legal, pleiteando parcerias com a sociedade pública e privada.

Confira a matéria completa aqui.







Encontramos este site



 muito interessante para portadores de deficiência porque conta histórias e serve como "Inspiração" e para pais, professores e cuidadores porque pode trazer luz ao relacionamento. Confira no link abaixo:






Jogo para crianças autistas


"Jogo desenvolvido para crianças autistas entre cinco e nove anos  permite à criança associar nomes e imagens de objetos, ampliando seu vocabulário." Também pode ser utilizado com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

"Existe ainda a possibilidade de configurar o jogo para que, em vez de objetos, apareçam palavras, o que o torna útil também para auxiliar no aprendizado das palavras escritas.

O jogo está disponível no site www.jogoseducacionais.com, compatível com qualquer navegador de internet, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores."

Imagem e texto extraído daqui.













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