2018
24 DE MAIO DE 2018
Unidade na diversidade...
O trabalho pedagógico desenvolvido na SRM ( Sala de Recursos Multifuncionais), se organiza a partir de quatro eixos:
Papel do aluno: apoiado em uma rotina escolar oferecemos a criança a possibilidade de ir construindo a posição de aluno.
Corpo: percepção, exploração e estimulação das habilidades corporais e recursos tecnológicos para favorecer a aprendizagem do aluno.
Linguagem: oferecer possibilidade para desenvolvimento da comunicação de cada criança, ampliando as possibilidade de cada um.
Construção do Letramento: oferecer possibilidade de desenvolvimento da escrita, possibilita à criança mais um recurso de comunicação e potencializa seu aprendizado.
O papel do aluno
- Compreender e se apropriar da rotina escolar e seu papel de aluno;
- Participar da rotina escolar com autonomia;
- Respeito às regras e combinados;
- Conhecer e reconhecer o ambiente escolar;
- Transitar com independência em todos os espaços físicos da escola, não somente na sua sala de aula;
- Sentar;
- Dar funcionalidade aos objetos escolares;
- Identificar, organizar e utilizar com autonomia seus pertences;
- Participar e interagir em momentos coletivos do espaço escolar ou fora dele.
Corpo
Adquirir noções corporais, através do reconhecimento do próprio corpo e do corpo do outro.
- Conhecer o seu corpo em relação ao espaço (noção espacial).
- Desenvolver e aprimorar a coordenação motora, favorecendo a aquisição de habilidades: equilíbrio, postura adequada, força, destreza...
- Desenvolver a autonomia nas atividades de vida diária;
- Estimular suas áreas sensoriais;
- Utilizar adequadamente e com autonomia materiais de tecnologia assistiva quando necessário;
- Aperfeiçoar habilidades anteriormente adquiridas em relação ao corpo e espaço.
Linguagem
- Estimular sua linguagem;
- Ampliar o vocabulário;
- Compreender as comandas solicitadas;
- Comunicar suas necessidades básicas;
- Demonstrar seu interesse;
- Reconhecer , identificar e demonstrar através de gestos, símbolos gráficos e/ou expressões seus desejos, interesses e pessoas de seu convívio;
- Ampliar o repertório de comunicação social;
- Interagir com o outro utilizando da comunicação aprendida;
- Utilizar comunicação aumentativa e/ou alternativa quando necessário.
A Construção do letramento
- Desenvolver as habilidades necessárias para o processo de aprendizagem como: memória, percepção, identificação, raciocínio lógico organização, noção temporal, espacial, esquema corporal, dentre outros;
- Aperfeiçoar habilidades anteriormente adquiridas;
- Explorar diversos materiais e as diversas formas de registro;
“Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais”
S Í N D R O M E D O X F R Á G I L
Uma síndrome que merece atenção e carinho
Devido à problemática apresentada e à vivência prática percebida pelos membros do ILK -
Instituto Lico Kaesemodel, constatou-se a necessidade de desenvolver um projeto voltado
às pessoas afetadas pela Síndrome do X Frágil.
A Síndrome do X Frágil é uma afecção genética ainda pouco conhecida e difundida, que afeta o desenvolvimento intelectual, o comportamento e provoca atrasos na fala. Recebeu este nome, pois ao se estudar os cromossomos de uma pessoa afetada pela Síndrome do X Frágil, pode-se observar em certa porção de suas células, um sítio frágil no braço longo do cromossomo X.
É causada por uma mutação em um gene (FMR1) que inibe ou reduz a produção de uma proteína (FMRP) essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso e de várias funções cerebrais. Estudos indicam ser a causa hereditária mais comum de deficiência intelectual e muitas vezes pode estar associada com o autismo. Em muitos casos as pessoas afetadas recebem outros diagnósticos como: autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade), Síndrome de Asperger, entre outros.
A Síndrome do X Frágil apresenta sintomas e sinais muito variados e que não são obrigatórios, o que dificulta a definição do quadro clínico.
Devido à problemática apresentada e à vivência prática percebida pelos membros do ILK -
Instituto Lico Kaesemodel, constatou-se a necessidade de desenvolver um projeto voltado
às pessoas afetadas pela Síndrome do X Frágil.
A Síndrome do X Frágil é uma afecção genética ainda pouco conhecida e difundida, que afeta o desenvolvimento intelectual, o comportamento e provoca atrasos na fala. Recebeu este nome, pois ao se estudar os cromossomos de uma pessoa afetada pela Síndrome do X Frágil, pode-se observar em certa porção de suas células, um sítio frágil no braço longo do cromossomo X.
É causada por uma mutação em um gene (FMR1) que inibe ou reduz a produção de uma proteína (FMRP) essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso e de várias funções cerebrais. Estudos indicam ser a causa hereditária mais comum de deficiência intelectual e muitas vezes pode estar associada com o autismo. Em muitos casos as pessoas afetadas recebem outros diagnósticos como: autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade), Síndrome de Asperger, entre outros.
A Síndrome do X Frágil apresenta sintomas e sinais muito variados e que não são obrigatórios, o que dificulta a definição do quadro clínico.
Foi criado então, o Projeto Eu Digo X, com o objetivo de difundir informações sobre a Síndrome do X Frágil, ampliando o conhecimento e sensibilizando a população, além de promover o apoio e auxílio nos processos de prevenção, rastreamento, diagnóstico, educação, inclusão social e amparo legal, pleiteando parcerias com a sociedade pública e privada.
Confira a matéria completa aqui.
Foi criado então, o Projeto Eu Digo X, com o objetivo de difundir informações sobre a Síndrome do X Frágil, ampliando o conhecimento e sensibilizando a população, além de promover o apoio e auxílio nos processos de prevenção, rastreamento, diagnóstico, educação, inclusão social e amparo legal, pleiteando parcerias com a sociedade pública e privada.
Confira a matéria completa aqui.
Encontramos este site
muito interessante para portadores de deficiência porque conta histórias e serve como "Inspiração" e para pais, professores e cuidadores porque pode trazer luz ao relacionamento. Confira no link abaixo:
Jogo para crianças autistas
"Jogo desenvolvido para crianças autistas entre cinco e nove anos permite à criança associar nomes e imagens de objetos, ampliando seu vocabulário." Também pode ser utilizado com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
"Existe ainda a possibilidade de configurar o jogo para que, em vez de objetos, apareçam palavras, o que o torna útil também para auxiliar no aprendizado das palavras escritas.
O jogo está disponível no site www.jogoseducacionais.com, compatível com qualquer navegador de internet, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores."
Imagem e texto extraído daqui.
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