19 de nov. de 2020

2020 NOVEMBRO - AFRICANIDADES - HISTÓRIAS - SEQUÊNCIA DIDÁTICA - VISITA À CULTURA AFRO - ARTE EM FAMÍLIA


 POSTAGEM 19/11/2020


AFRICANIDADES


LEITURA DO LIVRO 

AYANA LINDA FLOR AFRICANA 

CÍNTIA NOVAES




"Ayana" é uma personagem simbólica, em forma de flor, que tem como objetivo representar de maneira suave e delicada a chegada dos povos africanos no Brasil, dos quais quase todos nós, grande parte de nós brasileiros somos descendentes! 


O livro está disponível em pdf para download no Instagram da Professora Cintia Novaes!


















☆Instagram Professora Cíntia Novaes



https://www.youtube.com/watch?v=e0W2x7pSh7w





Baobás

 são símbolos da luta dos negros no Brasil


O baobá é muito mais do que simplesmente uma árvore de grande porte que pode atravessar um milênio e carrega consigo a força da resistência africana, a história da devoção do povo negro e o poder de transformar os preconceitos. Em Recife a árvore serviu de motivo par introduzir a discussão sobre racismo no dia a dia dos alunos e ajudou a transformar a maneira como uns enxergavam os outros. Dentre os estados do Brasil, Pernambuco é o que tem maior quantidade de baobás, estima-se pelas pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que são cerca de 150 árvores.

 O baobá é uma árvore que fascina povos de todo o mundo, mas no Brasil ela tem uma forte relação com a religiosidade do povo, sobretudo o de matriz africana. Diz a lenda que antes de serem embarcados nos navios negreiros, os escravizados africanos, sob chibatadas eram obrigados a dar dezenas de voltas em torno de um imenso baobá, enquanto depositam suas crenças, suas origens, seu território enfim sua essência, para em seguida serem batizados com uma identidade cristã-ocidental e enviados para o cativeiro. Por isso o baobá passou a ser chamado de árvore do esquecimento, pois os escravos teriam deixando ali toda sua memória (sabedoria).


Baóba, árvore da Vida

Mwana Afrika Oficina Cultural



https://www.youtube.com/watch?v=g-LZgQRqJ30

BAOBÁ - Tio Som - Música sobre a árvore



https://www.youtube.com/watch?v=kkh-XHIMoYM
tiosom.musica@gmail.com

































































As cores e formas 

da tribo africana Ndebeles


https://guiaviajarmelhor.com.br/as-cores-e-formas-da-tribo-africana-ndebeles/

Cheio de curiosidades e costumes interessantes a África é um continente muito belo, paisagens pitorescas, muitas histórias, pessoas simpáticas e uma cultura muito rica. O grupo étnico Ndebeles está localizado na África do Sul, a tribo possuí um costume bem diferente de estampar as suas casas com muitas cores e formas vibrantes.

O grupo com cerca de 650 mil pessoas, são uma das poucas nações que preservam suas tradições. Mesmo sendo uma sociedade patriarcal, a conhecida herança artística dos Ndebele foi passada de mãe para filha ao longo dos séculos e apenas as mulheres se dedicam aos grafismos e artesanatos. Uma casa bem pintada indica que a mulher da casa é uma boa esposa e mãe. Ela é responsável pela pintura das portas, paredes frontais, paredes laterais e geralmente, o interior de sua casa.




Na nação Ndebele, as mulheres andam tão enfeitadas quanto suas casas. No pescoço, colares formados por anéis de cobre simbolizam fidelidade aos seus maridos, assim como os anéis. Sempre em xales coloridos, elas são responsáveis por manter a cultura e a tradição do povo, passando-a para as próximas gerações.



Um dos melhores lugares para se ver esta forma de arte é Mapoch, cerca de 40 km a oeste de Pretoria. Outra aldeia Ndebele que  merece uma visita é Mpumalanga, situada no leste da África do Sul, norte de KwaZulu-Natal e na fronteira com a Suazilândia e Moçambique.







DICA DE ATIVIDADE EM 3D
PARA VOCÊ FAZER COM TODA A FAMÍLIA


USE SUA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE PARA
CONSTRUIR SUA PRÓPRIA CASINHA NDEBELE.

 CANETINHA, TINTA, APLICAÇÕES PODEM SER
USADAS PARA DEIXAR SUA CASINHA LINDÍSSIMA!!!

VAMOS LÁ, 
USE OS MOLDES ABAIXO E DÊ ASAS À IMAGINAÇÃO!

BOA DIVERSÃO!!!






PESQUISA, PRODUÇÃO E EDIÇÃO: PROFª ANINHA




Nenhum comentário:

Postar um comentário