POSTAGEM EM 08 09 2020
INCLUSÃO
Atualmente, o mundo está muito mais diverso, plural, conectado e acessível. Temos a oportunidade de conhecer, aprender e saber muito mais sobre coisas que antes nem mesmo sabíamos que existiam.
A questão da inclusão, atualmente, tem tomado contornos mais efetivos e relevantes. Somos instigados, a todo o momento, a abandonar de uma vez por todas o preconceito e a discriminação uma vez que comportamentos como esses levam à exclusão e à segregação daqueles que apresentam dificuldades específicas, impedindo-nos de construir um mundo mais inclusivo, receptivo e que leva em conta o outro.
Trazer para perto de nós, com o propósito de integrar e incluir, toda essa pluralidade que está à nossa volta, torna mais rica, completa e atual as nossas vidas, pois, um universo de possibilidades se abre diante de nós. Temos que poder e saber compartilhar as histórias de todos nós.
Isso porque, cada um de nós traz consigo uma memória recheada de experiências que valem à pena ser conectadas e compartilhadas. Para isso basta propiciar a todos que queiram viver esta experiência uma oportunidade que só será possível se, a partir de um processo de inclusão, nos dispusermos a compreender e aceitar aqueles que tenham trajetórias diferentes das nossas, necessidades diferentes das nossas e desejos diferentes dos nossos.
Em um ambiente que possibilite e facilite esta troca, todos nós nos incluímos, um no universo do outro e cada um de nós estará construindo novas relações, novos conceitos e novos vínculos.
E é ai que entra a família, pois a inclusão começa em casa.
http://blog.biramar.com.br/a-importancia-da-inclusao-social-nos-dias-de-hoje/
Turma da Mônica - Respeito e Tolerância
Turma da Mônica - Inclusão
https://www.youtube.com/watch?v=KCrn8zZbFEs
Turma da Mônica - Autoestima
Turma da Mônica - Pessoas com deficiência
Menina surda quer ser bailarina
e é tema de filme sobre inclusão
“Tamara”, produzido por criada por House Boat Animation Studio, é um curta-metragem de animação que conta a história de uma menina surda que sonha em ser bailarina. Com apenas 4:36, o filme fala sobre questões imprescindíveis para o desenvolvimento da criança e ressalta o protagonismo da criança ao enfrentar obstáculos e reafirmar o seu sonho.
O curta está disponível online e pode ser trabalhado com os pequenos também em sala de aula, para discutir inclusão e diversidade.
Assista:
Cordas Uma História de Amor e Inclusão Curta Metragem
Nenhum comentário:
Postar um comentário