POSTAGEM EM 12 11 2020
No dia 15 de novembro, é celebrado no Brasil o acontecimento da Proclamação da República, que se passou nesse mesmo dia no ano de 1889. Por meio desse evento histórico, a monarquia foi derrubada no país, a família real foi expulsa e a república foi instaurada.
VOCÊ SABIA?
15 DE NOVEMBRO
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
A Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889. Mas o que é república? É uma forma de governo onde os interesses dos cidadãos devem estar em primeiro lugar. Com isso, o marco importante da Proclamação da República foi o direito do povo em escolher o seu governante.
Antes desse marco o Brasil era regido pela monarquia, ou seja, comandado por D. Pedro I e D. Pedro II. Esse tipo de regime não levava em consideração os interesses e necessidades do povo.
A proclamação foi feita na Praça da Aclamação, atual Praça da República, no Rio de Janeiro (na época capital do Império do Brasil), quando marechal Deodoro da Fonseca liderou uma manifesto com militares do exército brasileiro, assumindo o poder.
A data marcou o fim da monarquia no Brasil, que durou 67 anos, e a partida de D.Pedro II e a família imperial do país.
Dois dias depois, no dia 17 de novembro, Dom Pedro II e sua família foram obrigados a deixar o Brasil ainda de madrugada.
https://mangadevento.com.br/como-aconteceu-a-proclamacao-da-republica-vol-8-2018/
Aprendendo com Videoaulas:
História: Proclamação da República
https://www.youtube.com/watch?v=ZCrEn_sdjN8
- EDUCAÇÃO INFANTIL- VÍDEO ANIMADO
Deodoro da Fonseca | |
---|---|
Manuel Deodoro da Fonseca nasceu em Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827. Ele é uma importante figura histórica para o nosso país pois foi quem proclamou a República e se tornou o nosso primeiro presidente.
O marechal Deodoro da Fonseca, como ficou conhecido, era militar e desde cedo se empenhou nas guerras que o país participou e no movimento pela libertação dos escravos. Ele estudou em uma escola militar desde os 16 anos. Aos 21, participou da Revolução Praieira. Depois atuou em outros conflitos, como a brigada expedicionária ao rio da Prata, o cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai.
Em 1885, ele governou a província do Rio Grande do Sul e foi o líder do movimento antiescravista do Exército.
Em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República brasileira e assumiu o cargo de primeiro presidente do Brasil.
https://memoria.ebc.com.br/infantil/verde-amarelo/2012/11/quem-foi-marechal-deodoro-da-fonsecaHino à Proclamação da República
Após 67 anos, o Brasil viu chegar ao fim uma forma de governo antiquada para as necessidades sociais em processo que não correspondia mais aos anseios da população. No dia 15 de novembro daquele ano, no Rio de Janeiro, capital do país, o marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou a monarquia constitucional parlamentarista do Império, marcou o fim da soberania de Dom Pedro II, e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil. Deodoro tornou-se o primeiro presidente brasileiro, ao instituir um governo provisório.
A partir daquele momento, a população poderia eleger seus governantes, através do voto. O Brasil era considerado o único país independente do continente americano ainda governado por um imperador. A independência já havia sido conquistada, em 7 de setembro de 1822, por iniciativa de Dom Pedro I.
http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/41641-hino-exalta-a-aspiracao-de-liberdade-e-retrata-um-momento-decisivo-na-politica-do-brasil
Hino à Proclamação da República do Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=CZmgj_gwlg8
PARA VOCÊ CONHECER
A NOSSA HISTÓRIA
Linha do tempo: Presidentes do Brasil (1889 - 2019)
Linha do tempo: Presidentes do Brasil (1889 - 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=Yh5zeKNWWw8
Nenhum comentário:
Postar um comentário