POSTAGEM EM 04 11 2020
Você sabia que existe uma Lei que estabelece penas para condutas e atividades nocivas ao meio ambiente? A Lei de crimes ambientais, Lei 9.605 de 1998, engloba o descarte de resíduos, e pode chegar a multas de R$50 milhões, além de exigir que o dano seja reparado pelo responsável pelos resíduos. Neste texto você poderá aprender mais sobre a importância de possuir um bom gerenciamento de resíduos.
Resíduos Sólidos
Por que realizar o descarte dos resíduos?
Classificação e descarte de resíduos
As questões de cuidado e preservação do meio ambiente estão cada vez mais em alta. Qualquer empresa geradora de resíduos deve se preocupar com essa temática, seja ela indústria petroquímica, de fertilizantes, metalúrgicas, cosméticas, de saúde, entre vários outros ramos, inclusive você, que também deve se preocupar com o descarte de resíduos domésticos.
Cuidar do descarte de seus resíduos químicos é um assunto que deve ser levado a sério. Isso porque um descarte incorreto pode colocar não só o meio ambiente, mas também a saúde das pessoas em risco. Além disso, acarreta em problemas legais ao gerador, desde multas e até períodos de reclusão.
O descarte de resíduos é tão importante na atualidade, que foram criadas várias normas e leis que regulamentam a maneira de realizar corretamente, não só o descarte, mas também o transporte, manuseio e armazenamento de resíduos provenientes de processos industriais e químicos.
O principal benefício do descarte correto de resíduos pode ser atrelado à pegada ambiental, visto que atualmente há uma crescente conscientização ambiental.
Além disso, estará de acordo com a norma ISO 14001, a qual é constituída de um compilado de normas que definem ações para que uma empresa pratique a gestão ambiental. Ou seja, essa norma dita condutas para um descarte, armazenamento e manuseio correto de resíduos, evitando assim possíveis multas e penalidades pela gestão incorreta desses resíduos.
Ainda, os benefícios vão além da preservação e aspectos legais. Essa postura de conscientização e preservação do meio ambiente atua também na valorização dos produtos e serviços de sua empresa. Uma vez que cada vez mais os clientes procuram produtos e serviços que não agridam o meio ambiente e empresas que possuam esse cuidado com o planeta.
Descarte correto x redução de custos
Que o descarte correto de resíduos traz benefícios ambientais já é conhecido, mas você sabia que há também benefícios econômicos?
Grande parte dos resíduos gerados nas empresas podem ser utilizados como matéria-prima no seu processo, ou até mesmo como aproveitamento energético. O aproveitamento energético dos resíduos poderá trazer benefícios como a redução do consumo de energia e água.
Além disso, outra alternativa para lucrar com o descarte de resíduos, é a venda. Atualmente muitas empresas e indústrias compram resíduos para utilizar em seus processos.
https://eqjunior.com.br/blog/descarte-de-residuos-voce-conhece-o-pgrs/?gclid=CjwKCAiAv4n9BRA9EiwA30WND2pPW7t5F8gV4YVCWSi5aKEDF2yHHT1xFSzq4uIYCzldcnXBVMSMkBoCxP0QAvD_BwE
Separe o lixo e acerte na lata (pet)
Separe o lixo e acerte na lata (banana)
Resíduos Sólidos - Momento Ambiental
Pra Reciclar Tem que Lavar?
- Dúvida Sem Lixo
Consumo Responsável
Consumo Consciente
Consumo Consciente - Meio ambiente & Cidadania
LIXO NÃO SE JOGA NO CHÃO
ISTO É FALTA DE EDUCAÇÃO
O futuro que queremos
Menos lixo, mais reciclagem
Canal da Charlotte
Canudinhos nunca mais | Canal da Charlotte
Aprendendo a reciclar com as crianças| Canal da Charlotte
O Caminho do Lixo
- Como funciona um aterro sanitário [Ep.3]
- Reciclagem de lixo
Por Que Não Mandamos
Todo O Lixo Para O Espaço?
Matéria Santo André aumenta reciclagem
Santo André: Projeto Moeda Verde
Em Santo André/SP, município da Grande São Paulo, a Prefeitura, em parceria com o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André – SEMASA, criou o projeto Moeda Verde, que consiste na troca de lixos recicláveis por alimentos hortifrutigranjeiros. A ação tem como objetivo conscientizar os moradores da região sobre a separação e descarte correto dos resíduos recicláveis. O programa incentiva a troca de materiais recicláveis por comida em Santo André.
A cada cinco quilos de material reciclável entregue nos pontos móveis de coleta do projeto, o cidadão recebe um quilo de alimento hortifrúti. Os alimentos entregues são adquiridos no Banco de Alimentos e na CRAISA - Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André.
O Moeda Verde parte do conceito voltado ao descarte de resíduos, mas abrange também a segurança alimentar, sustentabilidade e alimentação saudável, pois visa inclusive à redução do volume de resíduos que segue para o Aterro Sanitário de Santo André, ampliando a sua vida útil.
As trocas acontecem a cada 15 dias, das 14h às 16h em sete pontos diferentes: Núcleo dos Ciganos/Vila Metalúrgica (Utinga), Núcleo Capuava, Núcleo Jd. Cipreste (Jardim Irene), Núcleo dos Eucaliptos (Cata Preta), Núcleo Morro Vista Alegre – Kibon (Cassaquera), Núcleo Jardim Santa Cristina e Núcleo Jd. Cristiane & Gaturama (Jardim Cristiane).
Todo material entregue é enviado às cooperativas de reciclagem parceiras.
BALANÇO DO PROGRAMA
Total de Resíduos Recebidos até 20/03/2020:
354.122,23 kg
Total de Alimentos Doados até 20/03/2020:
70.824,44 kg
https://www.ciudadeseducadorasla.org/ciudades/pt-pt/santo-andr%C3%A9-projeto-moeda-verde
Matéria moeda verde Santo André
Nenhum comentário:
Postar um comentário