POSTAGEM EM 02/12/2020
UMA DICA INTERESSANTE
PARA TODA A FAMÍLIA!
O MEC lançou um aplicativo para auxiliar no processo de alfabetização das crianças durante esse período de Pandemia e Ensino Remoto.
O Aplicativo Graphogame é gratuito e funciona sem acesso à internet. Ele é a nova aposta para professores melhorarem o aprendizado dos alunos!
O aplicativo é focado em alunos com idades entre 4 e 9 anos de idade e pode ser baixado, gratuitamente, para uso no celular ou no computador.
Depois da instalação, os estudantes conseguem montar um avatar da criança que vai usar o aplicativo. Durante as atividades, não é necessária conexão com a internet.
https://www.instagram.com/p/CIQ2ZF6D2la/
O enfrentamento ao Covid-19 requer o uso de tecnologias, as quais têm se
tornado alternativas viáveis também para combater os males da educação
brasileira.
Os programas Conta pra Mim e Tempo de Aprender, da Secretaria
de Alfabetização do Ministério da Educação, disponibilizaram a familiares e
professores materiais para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
Desta vez, o Ministério da Educação apresenta mais um importante recurso
pedagógico: o GraphoGame, software finlandês com histórico internacional de
sucesso, a exemplo de países da África, da Europa e da América. De modo
lúdico, promove, com base em evidências científicas, a leitura em diversos
idiomas, como inglês, espanhol, francês, holandês, chinês e, a partir de agora,
português brasileiro.
MILTON RIBEIRO
Ministro da Educação
http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/graphogame/pdf/graphogame_at.pdf
O jogo, no formato disponibilizado, é off-line, ou seja, depois que for baixado e instalado, não
precisa mais de conexão à internet, e os dados do jogador, bem como seu desempenho,
não podem ser acessados por outros usuários.
Cada criança pode criar um personagem, que chamamos de avatar; sempre que a criança
voltar a jogar, ela escolhe o seu avatar, e o jogo reinicia de onde a criança parou.
https://www.youtube.com/watch?v=agCTOXsj6h8
O jogo
é organizado em sequências de dificuldade crescente, dentro das quais há níveis com
diferentes questões. Algumas sequências têm uma demonstração antes de seu início.
As primeiras sequências contêm sons de vogais e consoantes (ver abaixo exemplo das
primeiras sequências com vogais e o cenário do pirata!). Já nas sequências seguintes,
há combinação de sons de vogais e de consoantes para que a criança forme, primeiro,
sílabas simples com duas letras, com o formato consoante-vogal (CV), e, depois, sílabas
cada vez mais complexas, como sílabas com o formato consoante-vogal-consoante
(CVC), consoante-consoante-vogal (CCV) e assim por diante.
FORMATO DO JOGO
Após as sílabas, trabalham-se palavras inteiras. A criança tem de formar as palavras por
escrito para representar a que ela ouviu. As palavras podem ser formadas por sílabas ou
letras que aparecem na tela.
As sequências e os níveis têm diferentes cenários (por exemplo, um submarino, a
fazenda, uma busca por diamantes, balões, o pirata, entre outros). Depois de uma breve
instrução, as crianças passam a ouvir os sons e clicar na letra, sílaba ou palavra que
represente o que ouviram. O jogo pode ser jogado na forma linear, em que as sequências
aparecem alinhadas em pequenos baús, ou no mapa 3D.
https://www.youtube.com/watch?v=CrcvEYHoHYE
Se a criança não atingir um mínimo de acertos em um nível, ela não poderá prosseguir. Dessa forma, ela repete o nível até
que consiga atingir o mínimo de acertos. Para passar de sequência, é preciso vencer todos
os níveis. Mesmo tendo de repetir níveis, a ordem em que alguns sons são apresentados
variam, para que o jogo não se torne cansativo.
Há também uma avaliação depois das sequências de consoantes e vogais, das sequências
de sílabas e das sequências de palavras. Essas avaliações não têm cenário, e são de múltipla
escolha. A avaliação retoma o conhecimento de fonema, sílaba e palavra trabalhado, mas
não trava o progresso do jogador.
O que as crianças aprendem?
O jogo tem 49 sequências, contando as de testes de múltipla escolha. As sequências iniciais
apresentam sons de vogais e consoantes, em separado, e de duas vogais juntas. Em seguida,
vêm as sequências em que as letras são combinadas para formar sílabas com duas letras,
depois com três letras, e combinações mais difíceis.
Após as sílabas complexas, vêm as sequências com palavras, que introduzem sons de
uma e de duas letras (dígrafos). Os próximos níveis combinam esses sons de uma e de
duas letras, para criar sílabas de duas e de três letras. Novamente, isso é seguido por uma
demonstração de como todos os sons separados se juntam para formar a mesma palavra.
Mais para o final, há sequências chamadas de “palavras difíceis” e palavras “bem difíceis”,
que incluem os chamados polissílabos. A sequência final do GraphoGame Brasil é um brinde!
Há uma nova versão do jogo que já inclui sequências em que as crianças ouvem mais de uma palavra, por exemplo: “o submarino amarelo” (artigo + substantivo + adjetivo) e
depois têm de escrever o que ouviram.
http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/graphogame/pdf/graphogame_at.pdf
APROVEITEM E DESCUBRAM
NOVAS FORMAS DE APRENDER!!!
PRODUÇÃO E EDIÇÃO: PROFª ANINHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário