2 de dez. de 2020

2020 DEZEMBRO - DICA IMPORTANTE - GRAPHOGAME - APLICATIVO PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO


POSTAGEM EM 02/12/2020


UMA DICA INTERESSANTE 

PARA TODA A FAMÍLIA!




O MEC lançou um aplicativo para auxiliar no processo de alfabetização das crianças durante esse período de Pandemia e Ensino Remoto.

O Aplicativo Graphogame é gratuito e funciona sem acesso à internet. Ele é a nova aposta para professores melhorarem o aprendizado dos alunos!

O aplicativo é focado em alunos com idades entre 4 e 9 anos de idade e pode ser baixado, gratuitamente, para uso no celular ou no computador.

Depois da instalação, os estudantes conseguem montar um avatar da criança que vai usar o aplicativo. Durante as atividades, não é necessária conexão com a internet.


O aplicativo já é usado com sucesso em 30 países, em 25 idiomas diferentes, no apoio à preparação e ao processo de alfabetização. Trata-se de um jogo educacional com um ambiente virtual para a aprendizagem de habilidades fonológicas. Para instalar é super fácil !
https://www.instagram.com/p/CIQ2ZF6D2la/


O enfrentamento ao Covid-19 requer o uso de tecnologias, as quais têm se tornado alternativas viáveis também para combater os males da educação brasileira.


 Os programas Conta pra Mim e Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação, disponibilizaram a familiares e professores materiais para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. 
 Desta vez, o Ministério da Educação apresenta mais um importante recurso pedagógico: o GraphoGame, software finlandês com histórico internacional de sucesso, a exemplo de países da África, da Europa e da América. De modo lúdico, promove, com base em evidências científicas, a leitura em diversos idiomas, como inglês, espanhol, francês, holandês, chinês e, a partir de agora, português brasileiro. 

MILTON RIBEIRO Ministro da Educação 

http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/graphogame/pdf/graphogame_at.pdf




O jogo, no formato disponibilizado, é off-line, ou seja, depois que for baixado e instalado, não precisa mais de conexão à internet, e os dados do jogador, bem como seu desempenho, não podem ser acessados por outros usuários.
 Cada criança pode criar um personagem, que chamamos de avatar; sempre que a criança voltar a jogar, ela escolhe o seu avatar, e o jogo reinicia de onde a criança parou. 




https://www.youtube.com/watch?v=agCTOXsj6h8

O jogo é organizado em sequências de dificuldade crescente, dentro das quais há níveis com diferentes questões. Algumas sequências têm uma demonstração antes de seu início. As primeiras sequências contêm sons de vogais e consoantes (ver abaixo exemplo das primeiras sequências com vogais e o cenário do pirata!). Já nas sequências seguintes, há combinação de sons de vogais e de consoantes para que a criança forme, primeiro, sílabas simples com duas letras, com o formato consoante-vogal (CV), e, depois, sílabas cada vez mais complexas, como sílabas com o formato consoante-vogal-consoante (CVC), consoante-consoante-vogal (CCV) e assim por diante.

FORMATO DO JOGO


Após as sílabas, trabalham-se palavras inteiras. A criança tem de formar as palavras por escrito para representar a que ela ouviu. As palavras podem ser formadas por sílabas ou letras que aparecem na tela. As sequências e os níveis têm diferentes cenários (por exemplo, um submarino, a fazenda, uma busca por diamantes, balões, o pirata, entre outros). Depois de uma breve instrução, as crianças passam a ouvir os sons e clicar na letra, sílaba ou palavra que represente o que ouviram. O jogo pode ser jogado na forma linear, em que as sequências aparecem alinhadas em pequenos baús, ou no mapa 3D. 


https://www.youtube.com/watch?v=CrcvEYHoHYE

Se a criança não atingir um mínimo de acertos em um nível, ela não poderá prosseguir. Dessa forma, ela repete o nível até que consiga atingir o mínimo de acertos. Para passar de sequência, é preciso vencer todos os níveis. Mesmo tendo de repetir níveis, a ordem em que alguns sons são apresentados variam, para que o jogo não se torne cansativo. Há também uma avaliação depois das sequências de consoantes e vogais, das sequências de sílabas e das sequências de palavras. Essas avaliações não têm cenário, e são de múltipla escolha. A avaliação retoma o conhecimento de fonema, sílaba e palavra trabalhado, mas não trava o progresso do jogador.

 O que as crianças aprendem? 

O jogo tem 49 sequências, contando as de testes de múltipla escolha. As sequências iniciais apresentam sons de vogais e consoantes, em separado, e de duas vogais juntas. Em seguida, vêm as sequências em que as letras são combinadas para formar sílabas com duas letras, depois com três letras, e combinações mais difíceis. 


Após as sílabas complexas, vêm as sequências com palavras, que introduzem sons de uma e de duas letras (dígrafos). Os próximos níveis combinam esses sons de uma e de duas letras, para criar sílabas de duas e de três letras. Novamente, isso é seguido por uma demonstração de como todos os sons separados se juntam para formar a mesma palavra. Mais para o final, há sequências chamadas de “palavras difíceis” e palavras “bem difíceis”, que incluem os chamados polissílabos. A sequência final do GraphoGame Brasil é um brinde! Há uma nova versão do jogo que já inclui sequências em que as crianças ouvem mais de uma palavra, por exemplo: “o submarino amarelo” (artigo + substantivo + adjetivo) e depois têm de escrever o que ouviram.

http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/graphogame/pdf/graphogame_at.pdf




APROVEITEM E DESCUBRAM
 NOVAS FORMAS DE APRENDER!!!



PRODUÇÃO E EDIÇÃO: PROFª ANINHA




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