17 de set. de 2020

2020 SETEMBRO - OLHARES DE FAMÍLIA - REGISTRO DE ATIVIDADES ENSINO REMOTO - PROFª MAGDA - 3º ANO C - ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

 

POSTAGEM EM  17 09 2020


3º ANO C - PROFª MAGDA

ARRASANDO NAS ATIVIDADES!!!!




ENZO GABRIEL E SEU IRMÃO PEDRO HENRIQUE REGISTRANDO AS COMPRAS



A FAMÍLIA FAZENDO PARTE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM




VÍDEO DA LOJINHA DE BRINQUEDOS

ATIVIDADE REALIZADA DURANTE A QUARENTENA PELOS ALUNOS:
SAMUEL DE OLIVEIRA 
E ENZO GABRIEL


AGRADECIMENTO  

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DAS FAMÍLIAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES 
E NA PRODUÇÃO 
DE FOTOS E FILMAGENS.

PARABÉNS, A TODOS OS ENVOLVIDOS!!!

AGORA VOCÊ PODE ASSISTIR COM SUA FAMÍLIA ESTES VÍDEOS DISPONIBILIZADOS NO YOUTUBE, PRA QUE VOCÊ POSSA ENTENDER MELHOR COMO FUNCIONA O SISTEMA MONETÁRIO E APRENDER SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, DESDE CEDO!

APROVEITEM!!!

A História do Dinheiro

 - Professora Simony Goes

https://www.youtube.com/watch?v=iZUPPyxIN1A

Sistema monetário para crianças 


https://www.youtube.com/watch?v=Ay53t2apy-4

História para crianças - No Supermercado

 - Prioridade x Supérfluos / Educação financeira


https://www.youtube.com/watch?v=DVMy9ZGF3FU


 MATEMÁTICA 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

POUPAR


https://www.youtube.com/watch?v=FImjYiEjz6o

Educação financeira - Ensino Fundamental


https://www.youtube.com/watch?v=Vf4rHXZl26w


Como contar dinheiro?!?!? (Para crianças)

 - Especial Dia das Crianças - MatemaDicas


www.youtube.com/watch?v=WOROATPWMdE

PRODUÇÃO E PESQUISA: PROFª ANINHA


POSTAGEM EM   17 09 2020

PORTUGUÊS: Trabalho com jogos alfabéticos trilhas da alfabetização, brincando e alfabetizando. 

Reconhecendo o uso do dicionário. 







PESQUISA E EDIÇÃO: PROFª ANINHA


POSTAGEM EM  21 09 2020

ATIVIDADES DIFERENCIADAS
COM SAMUEL HENRIQUE

A PRÔ MAGDA DISSE QUE 
VOCÊ "SAMUCA"
ESTÁ UMA BELEZURA!!!!

CONTINUE SE DEDICANDO
 AINDA MAIS!!!
PARABÉNS!!!
 

PAPAI TAMBÉM AJUDOU O SAMUCA  NUM DOS VÍDEOS. 
PARABÉNS, A TODA A FAMÍLIA QUE TEM COLABORADO NA REALIZAÇÃO DAS 
ATIVDADES DE ENSINO REMOTO.






ALINHAVO













ALINHAVO - COM DONA ARANHA


LINDO, SAMUEL!!!



 
VÍDEOS COM O SAMUCA
 FAZENDO SUAS ATIVIDADES EM CASA.


PARABÉNS, SAMUEL!!!!!!
PARABÉNS, FAMÍLIA!!!


 POSTAGEM EM 23 09 2020

A IMPORTÂNCIA DA CULINÁRIA
NA ESCOLA 

Muitas vezes as crianças têm dificuldades em comer certos alimentos, uma das razões pelas quais desenvolvemos a atividade de culinária, pois elas mostram interesse em querer amassar, mexer, cortar e saborear.

As aulas de culinária, por mais que parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.

Por meio da culinária podemos trabalhar de forma lúdica conceitos ligados à matemática, nos eixos de grandezas e medidas, e língua portuguesa, ao aproximarmos as crianças dos textos de receitas e instrucionais. Uma verdadeira investigação científica: ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e submeter os ingredientes às transformações que o calor do forno, a fervura, a fritura ou simplesmente a adição de temperos podem provocar.

As aulas de culinária ajudam as crianças a aprender conteúdos e desenvolver habilidades. E assim as crianças podem tirar dúvidas e satisfazer curiosidades, com a leitura de receitas escolhidas por eles ou pelas professoras, usando sempre a importância dos alimentos saudáveis e de qualidade para um bom desenvolvimento nutricional.

Ao produzir e montar pratos com criatividade na sua apresentação para que sejam atraentes, as crianças têm mais prazer de comer o que produziram, conhecendo muitas vezes alimentos que não estão em seu cotidiano.


Objetivos desta atividade:

  • Apreciar a arte da culinária participando na preparação de seus próprios alimentos.
  • Explorar os utensílios que são utilizados na preparação dos alimentos.
  • Identificar alguns ingredientes utilizados nos preparos dos alimentos.
  • Verificar as quantidades de ingredientes necessárias
  • Conscientizar da importância de manter uma boa higiene durante o preparo dos alimentos.
http://www.fernaogaivota.com.br/culinaria

























Agora vocês podem curtir todo esse trabalho assistindo ao vídeo feito pelas famílias
 na hora da Culinária no Lar.

  
VOCÊS FORAM BRILHANTES!!!!

AMEI AS RECEITAS E AS INSPIRAÇÕES:
PÃES, PAVÊS, LANCHES, PRATOS GOSTOSOS, COLORIDOS E DIVERTIDOS!

SENSACIONAL!!!!!


VOCÊS ARRASARAM!

PRA VOCÊS CURTIREM E TEREM 
VONTADE DE SER UM MASTERCHEF!

BOLO DE CANECA - TRÊS MELHORES RECEITAS DA INTERNET *CHOCOLATE/CENOURA/FORMIGUEIRO



https://www.youtube.com/watch?v=Jcm2SwCzvNI

SUCO DO HULK 

- Um SUCO VERDE Super Saudável para Crianças


https://www.youtube.com/watch?v=2hi3wGLKj7U

Omelete de Espinafre - Super Fácil



https://www.youtube.com/watch?v=UdVlD4aeq_8

Pavê de Leite Ninho com Morango


https://www.youtube.com/watch?v=3CEZqGIUVTg

Como Fazer Hambúrguer Sorriso Infantil 

(Hambúrguer para Crianças)

 - Tv Churrasco



https://www.youtube.com/watch?v=TRQDOtpyXr8

Mini pizza de berinjela| Por: Sussa Rodrigues


https://www.youtube.com/watch?v=cv9yFezioJE

 COMO HIGIENIZAR OS ALIMENTOS


https://www.youtube.com/watch?v=zW06wNiihPI

PRODUÇÃO E EDIÇÃO: PROFª ANINHA


 POSTAGEM EM 29 09 2020


ARTE RUPESTRE

A denominação arte rupestre engloba as representações artísticas (desenhos, símbolos e sinais) pré-históricas feitas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas, abrigos rochosos e ao ar livre. ... Estes povos contam a sua história com pinturas, esculturas e templos construídos com pedras.

A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.

Em geral, trazem representações de animais, plantas e pessoas, e sinais gráficos abstratos, às vezes usados em combinação. Sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, mas pensa-se correntemente que possam ilustrar cenas de caça, ritual, cotidiano, ter caráter mágico, e expressar, como uma espécie de linguagem visual, conceitos, símbolos, valores e crenças.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rupestre



https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1e/Lascaux_painting.jpg/240px-Lascaux_painting.jpg


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8b/9_Bisonte_Magdaleniense_pol%C3%ADcromo.jpg/260px-9_Bisonte_Magdaleniense_pol%C3%ADcromo.jpg









 ARTE RUPESTRE - MÃOS EM NEGATIVO





Arte rupestre no Brasil

Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram, ao invés de pedras preciosas como queriam, figuras aparentemente incompreensíveis gravadas nas pedras. Estas gravuras hoje chamadas de gravuras rupestres, datam de aproximadamente, entre 3.000 e 10.000 anos atrás.

Ao longo deste tempo muitas destas gravuras já foram destruídas e algumas continuam ameaçadas.

No Nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba, é onde se encontra a maior concentração de arte rupestre do mundo. O clima seco, a vegetação impenetrável e a dificuldade de ocupação em algumas áreas, contribuíram para conservação dessa arte. E no Piauí onde se encontram as figuras rupestre mais antigas do Brasil.

Os temas retratados nas gravuras e pinturas rupestres geralmente estão ligados ao cotidiano, como caça, fertilidade, objetos domésticos ou de trabalho. Acredita-se que muitas cenas tinham carácter mágico- religioso, como uma preparação para o que ainda seria vivido, como uma situação de caça por exemplo.

As pinturas rupestres podem ser feitas com os dedos ou com a ajuda de utensílios; as cores, obtidas do carvão (preta), do óxido de ferro (vermelha e amarela) e, às vezes, com cera de abelha. Substâncias líquidas – água, clara de ovo, sangue etc. – são empregadas nas pinturas. Às diferentes técnicas e cores (muitas vezes superpostas) são atribuídos sentidos variados.

No Brasil existem três estilos predominantes na arte rupestre. Os traços geométricos pertencem à tradição agreste. As figuras humanas são a marca da tradição Nordeste. Já as gravuras na pedra formam a tradição Itacotiara.

https://artebrasileirautfpr.wordpress.com/2012/06/01/arte-rupestre-no-brasil/

Arte rupestre


https://www.youtube.com/watch?v=jgptsj8w18w



ARTE E CULTURA ANTIGA

cultura grega desenvolve-se principalmente na península do Peloponeso, nas ilhas próximas e na costa mediterrânea próxima à atual Turquia, durante o segundo e primeiro milénios a.C. O período considerado o mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre o séculos VII a.C. e IV a.C. Concentra-se na arquitetura religiosa – templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas; os templos são construídos de pedra (mármore). O Partenon – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período.

 Um traço marcante da arquitetura grega 

é o uso de colunas, estabelecendo "ordens"características: dóricajônica e coríntia

A arquitetura clássica tem como princípios a racionalidade, a ordem, a beleza e a geometria.


A acrópole de Atenas abriga um dos prédios mais conhecidos dos gregos: o Partenon.

acrópole é o principal ponto turístico da Grécia. Localizada no topo de uma colina, a cerca de 100m de altitude, e coroada pelo Parthenon, pode ser praticamente vista de qualquer ângulo da cidade. Sua área cobre cerca de 40km2 e reúne um considerável número de ruínas remanescentes de obras de grandes artistas da Grécia antiga, como Ictinos, Fídeas e Calícrates.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga


O Partenon, Templo dedicado a Palas Atena na Acrópolis de Atenas.


CERÂMICA

Para os gregos de 2,5 mil anos atrás, os vasos eram artigos de primeira necessidade. Serviam para armazenar cereais, gordura e água. A argila era encontrada por toda a Grécia – 
em algumas regiões, devido ao alto teor de ferro, tinha cor avermelhada. Apesar de não serem mercadorias requintadas, eram ricamente decorados. Acredita-se que as pinturas serviam para diferenciar seu uso, com figuras humanas e geométricas.

Uma das mais comuns era feita com uma tinta preta à base de uma mistura de soda, argila com silício e óxido ferroso, afixada à peça com urina ou vinagre. Hoje , os vasos são peças empoeiradas nos museus mais famosos do mundo. Mas sua importância foi vital: graças à cerâmica encontrada nas cidades gregas, historiadores e arqueólogos puderam desvendar hábitos dos seus antigos habitantes e documentar a evolução social da Grécia Antiga. Feitos de argila, um material perene, eles resistiram à destruição, às adversidades do clima e aos caçadores de tesouros, que não viam valor nas peças e as deixavam para trás. 

Leia mais em: https://super.abril.com.br/especiais/ode-ao-belo-a-arte-e-a-arquitetura-gregas/





Características da Pintura Grega

  • Equilíbrio das formas;
  • Harmonia nas cores e desenhos;
  • Representações de deuses e de cenas cotidianas;
  • Representações realistas
https://www.todamateria.com.br/pintura-grega

Grécia Antiga - Brasil Escola



https://www.youtube.com/watch?v=eeDPZ-zt9pE


Quando falamos em mitologia, uma das figuras que mais vêm à mente é a do semideus Hércules, filho de Zeus que serviu de inspiração para filmes e desenhos animados. Sua narrativa de viagem é carregada de amor incondicional, grandes companheiros (entre eles, seu querido cavalo Pegasus) e aventuras instigantes. 

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-traicao-e-crueldade-o-hercules-real-por-tras-do-mito.phtml






Na mitologia grega, o monte Olimpo é a morada dos Doze deuses do Olimpo, os principais deuses do panteão grego. Os gregos pensavam nisto como uma mansão de cristais que estes deuses 
(como Zeus) - habitavam.

monte Olimpo  é a mais alta montanha da Grécia, com 2 917 metros de altitude máxima e 2 355 m de proeminência topográfica. É uma das mais altas montanhas da Grécia, em altitude absoluta da base até o topo. Está situado a cerca de 100 km de distância de Salonica, a segunda maior cidade da Grécia, próximo do mar Egeu, na região da Tessália.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Olimpo



Os deuses do Olimpo - Mitologia grega



https://www.youtube.com/watch?v=DJ-5cxJVI64




O Grande Mistério Das Pirâmides

 Do Egito 

 Vídeos Educativos para Crianças



https://www.youtube.com/watch?v=1yMJNtNX3dk

Egito Antigo



https://www.youtube.com/watch?v=Gr_uYWAK3ts


TÉCNICAS DE ARTE NA ENSINO REMOTO

MOSAICO



ENZO


 SAMUEL  DE OLIVEIRA

 MANDALA


 SAMUEL  DE OLIVEIRA




 TORRE DE CORES


SAMUEL HENRIQUE


VITRAL

ENZO


VITRAL E MANDALA

 GUSTAVO


VITRAL E MANDALA

 LÍVIA GECOV

O que é Mandala? 

Qual o significado de Mandala?



https://www.youtube.com/watch?v=6mh82kDYdlI


PRODUÇÃO E EDIÇÃO: PROFª ANINHA


POSTAGEM EM  30 09 2020





 

BRINCANDO DE CIÊNCIA

COMO FAZER UM VULCÃO EM CASA?


Prepare-se para uma incrível experiência científica com detergente e bicarbonato de sódio



Para fazer um vulcão em casa você vai precisar de:
  • 1 bacia para montar o vulcão;
  • 1 garrafa de plástico pequena;
  • 1 xícara de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 xícara de chá de vinagre;
  • 1 xícara de chá de detergente líquido;
  • corante alimentício ou anilina em pó vermelha;
  • argila ou massa de modelar, se preferir usar papel pedra ou marrom para imitar as paredes do vulcão e tinta guache para pintar a argila se quiser.

Para começar, cole a garrafa no fundo da bacia com fita adesiva larga. Deixe bem firme. Depois, amasse o papel pedra ou marrom, desamasse e envolva a garrafa, fazendo o formato de uma montanha ou use argila para recobrir a garrafa. Aproveite para pedir ajuda das crianças para incrementar o cenário com folhas, pedras e animais de brinquedo.


Em seguida, despeje o bicarbonato de sódio. Se precisar, use um funil. Por fim, misture o detergente, corante e o vinagre.

Então, prepare-se! 


Despeje a mistura de vinagre na garrafa. Imediatamente a “lava” científica começará a sair do vulcão em erupção. Este fenômeno acontece porque a reação química entre o vinagre e o bicarbonato gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provoca as bolhas da “lava”.

https://lunetas.com.br/como-fazer-um-vulcao-de-verdade-em-casa/

Traquitana | Vulcão Traquitônico


https://www.youtube.com/watch?v=pkRyYLSWBFE

PRA VOCÊ SABER MAIS SOBRE VULCÕES
ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO:

Vulcões

Como se formam?

https://www.youtube.com/watch?v=RpY84sSV9QU

 Professor Albert e a Ciência da Natureza


https://www.youtube.com/watch?v=l75B6YNHdck

KRAKATOA 

A ERUPÇÃO DO VULCÃO 

QUE MUDOU O MUNDO !!

Vulchttps://www.youtube.com/watch?v=YeYBDsGNe98ões 


OLHA QUE LEGAL FECHARMOS ESTA EXPERIÊNCIA VULCÂNICA, NA COZINHA?

BOLO VULCÃO DE CENOURA 🥕🥕

| RECEITAS DA CRIS



https://www.youtube.com/watch?v=l1ay6Hjh9C4

FOTOS DOS TRABALHOS
DISPONIBILIZADAS PELOS PAIS

PRODUÇÃO E EDIÇÃO: PROFª ANINHA


2 comentários: