POSTAGEM EM 14 09 2020
SÉRIE SENTIMENTOS
OLÁ, PESSOAL!!
HOJE VAMOS DEIXAR VOCÊS MAIS ATUALIZADOS COM AS NOTÍCIAS E PROJETOS QUE ESTÃO SENDO APROVADOS EM NOSSO PAÍS.
UM DESSES PROJETOS DIZ RESPEITO AOS PETS,
ANIMAIS DOMÉSTICOS E DE ESTIMAÇÃO.
A MAIORIA DAS PESSOAS GOSTA DE BICHINHOS.
VOCÊ SABIA QUE TEM MUITAS PESSOAS QUE MALTRATAM E MUTILAM ANIMAIS?
POR ESTE MOTIVO, O PROJETO QUE FOI APROVADO NO SENADO, A SEMANA PASSADA, AUMENTA A PENA DE RECLUSÃO PARA QUEM MALTRATAR
OU MUTILAR CÃES E GATOS.
QUANTOS DE NÓS TEM OU JÁ TIVERAM BICHINHOS QUE SÃO CRIADOS EM CASA E FAZEM PARTE DA FAMÍLIA? POIS BEM, POR ESSE MOTIVO O POST DE HOJE TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NA VIDA DO SER HUMANO E TAMBÉM, QUER MOSTRAR QUE NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS POR DAR CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA QUE ESTES ANIMAIS
VIVAM BEM E COM DIGNIDADE.
VOCÊ JÁ PENSOU SE TIVÉSSEMOS MAIS SOLIDARIEDADE COM OS ANIMAIS DE RUA?
QUE TAL COLOCAR NA PORTA DE SUA CASA UMA VASILHA DE ÁGUA E, SE POSSÍVEL, RAÇÃO PARA OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS RUAS?
VÁRIAS CIDADES TEM PROJETOS QUE ACOLHEM ESSA IDEIA E AJUDAM A SOBREVIVÊNCIA DOS BICHINHOS ABANDONADOS.
VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO DEVE SER DIFÍCIL PARA OS ANIMAIS DE RUA ENCONTRAR ÁGUA E COMIDA TODOS OS DIAS?
UM SENTIMENTO RELACIONADO A ESTA SITUAÇÃO QUE TODOS NÓS DEVERÍAMOS TER SERIA:
COMPAIXÃO (sentimento que desperta a vontade de ajudar, de confortar, sentimento de piedade com o sofrimento alheio)
E OUTRO EMPATIA (ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias).
Os animais fazem parte de muitos lares brasileiros e é notável a relação de amor e carinho estabelecida entre os bichos e os donos. Essa relação entre homem e animal é antiga, as expressões artísticas pintadas em pedras e paredes pelos povos antigos
retratam muito bem esse convívio.
Muitas vezes a amizade entre animal e humano vem pela falta de companhia entre os homens. Com o avanço da tecnologia, as relações interpessoais com contato físico têm diminuído, muitos substituem esse contato com o ser humano para um contato direto com o animal.
Segundo estudos na área, os animais te estimação proporcionam grande prazer ao dono, satisfaz as necessidades psicológicas básicas, além de oferecer uma parceria muito grande no que se relaciona a cuidados com doenças e solidão. Ainda segundo estudos, pessoas que tem animais de estimação se sentem menos solitárias e tem maior autoestima.
Os animais de estimação não substituem a companhia humana, mas é visível e comprovado que o contato com estes proporciona mais amor, carinho, responsabilidade, entre outros.
https://www.revistaveterinaria.com.br
Educação das crianças e convívio com os animais
https://www.cptcursospresenciais.com.br/blog/a-importancia-dos-animais-na-vida-das-pessoas/
Estudos comprovam que crianças com acesso à animais de estimação tendem a diminuir a ansiedade e ser mais responsáveis. Os animais ajudam os pequenos na aprendizagem mais rápida de tarefas do dia-a-dia. Sem contar a prática de exercícios físicos e coordenação motora que se desenvolve mais depressa quando a criança brinca com o pet.
Trabalho
Muitos animais ainda são utilizados como meio de transporte. Por exemplo, o cavalo. Ainda podemos destacar os cães guias que ajudam seus donos na locomoção mais independente e ainda os cães farejadores que auxiliam bombeiros e policiais na localização de vítimas e entorpecentes.
Animais como terapeutas no tratamento de doenças
O contato com o animal trás sensação de bem estar, terapias feitas com animais garantem inúmeros benefícios mentais, físicos e psicológicos aos pacientes. Ter contato com animais proporciona a aceleração no processo de cura.
Cães que ajudam no tratamento de idosos e crianças doentes
Diversos estudos comprovam que existem benefícios relacionados à interação homem-animal, com melhora da saúde física, mental e emocional de crianças, adultos e idosos que estão sob tratamento. Entre outros, foi observada diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial, melhora da coordenação motora, desenvolvimento da memória e elevação dos hormônios relacionados ao prazer e ao bem estar.
https://nossacausa.com/caes-que-ajudam-no-tratamento-de-idosos-e-criancas-doentes/
A contribuição de um animal de estimação no desenvolvimento da criança
Os cachorros e gatos são bons companheiros, por isso nós costumamos pensar que os pets são especialmente benéficos para as pessoas mais velhas ou que vivem sozinhas. Entretanto, as pesquisas mostram que não é bem assim, já que os pets trazem ainda mais benefícios para as famílias com filhos, principalmente com crianças um pouco mais velhas.
Os cachorros e gatos são bons companheiros, por isso nós costumamos pensar que os pets são especialmente benéficos para as pessoas mais velhas ou que vivem sozinhas. Entretanto, as pesquisas mostram que não é bem assim, já que os pets trazem ainda mais benefícios para as famílias com filhos, principalmente com crianças um pouco mais velhas. Há um animal de estimação em mais da metade dos lares de muitos países. Com um número tão alto de crianças com animais, é mais fácil estudar os efeitos que os pets causam no desenvolvimento das crianças. Várias vantagens foram sugeridas, entre elas:
O cachorro ou gato pode agir como confidente da criança. A maioria das crianças fala com os seus animais de estimação e acredita que eles escutam e entendem como elas se sentem, especialmente quando estão bravas. As crianças sentem que isso as ajuda. A maioria das crianças não quer falar da mesma forma com os pais ou com os irmãos.
Eles ensinam a ser responsáveis pelos outros. Os animais precisam de cuidados como o passeio, a alimentação, a escovação ou a limpeza. E, assim, as crianças percebem a importância de cuidar dos demais e de ter responsabilidade por eles.
São companheiros nas brincadeiras. Um cachorro está quase sempre disposto a brincar. Isso faz com que as crianças tenham uma oportunidade de interação social e exercício, dois aspectos ausentes em muitas das atividades lúdicas modernas para crianças.
Eles ensinam sobre a vida. Ao ter um cachorro ou gato em casa, a criança vê algumas coisas que os pais podem ter dificuldade em comentar ou ensinar, como o acasalamento, a caça e a dor da perda quando o bichinho morre.
Eles contribuem para o desenvolvimento emocional e estimulam a autoestima.
Alguns estudo apontam que o vínculo com um animal de estimação melhora a autoestima para abordar as interações sociais, tanto com o resto das crianças quanto com os adultos. Isso parece ser muito determinante para as crianças mais velhas, já adolescentes.
Eles contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais.
Já foi provado que as crianças que crescem em um lar com animais de estimação demonstram mais aptidões sociais e transformam-se em adultos socialmente mais competentes do que as crianças que não tiveram um pet.
Além das vantagens para a socialização, foram observadas outras duas vantagens relacionadas com a saúde que podem ser menos previsíveis.
As crianças que cresceram com animais de estimação têm, em média, um sistema imunitário mais forte.
Acredita-se que isso se deve a uma maior exposição à sujeira e às bactérias. Em uma casa muito limpa, há menor exposição e as crianças não desenvolvem sistemas imunitários tão eficazes na hora de combater doenças na idade adulta.
Com um animal de estimação em casa é menos provável que as crianças desenvolvam alergias a alimentos ou asma. Não se sabe o porquê, mas as alergias estão relacionadas com um sistema imunitário saudável.
Em geral, os estudos realizados concluem que ter um animal de estimação pode trazer várias vantagens para o desenvolvimento de uma criança, tanto nas habilidades sociais como na saúde em geral.
https://www.affinity-petcare.com/br
Amor e Carinho
Não importa qual a espécie do animal, os pets se tornaram uma ótima companhia para as pessoas, alguns ainda são considerados como “filhos” entre muitas famílias. Isto é, lembrar-se da importância dos animais nos faz cada vez mais responsáveis por tratá-los dignamente e lutar em sua defesa.
Atualmente, os animais de estimação ou pets se tornaram uma companhia de tremenda importância para muitos homens e mulheres ao redor do mundo, sendo que os mais comuns nos lares das pessoas são cães e gatos, considerados até mesmo como “filhos” em muitas famílias.
Contudo, essa interação cria uma dependência cada vez maior dos animais em relação aos humanos, que nem sempre se mostram indivíduos responsáveis o suficiente para oferecer o cuidado e carinho que um pet tanto necessita. Em muitos lugares, é frequente ver situações terríveis de animais abandonados nas ruas sem um lar para morar, a mercê de maus-tratos, falta de comida, doenças, entre outros.
O relacionamento entre homem e animal está em andamento, resultando em mudanças diretas na vida de ambos. No entanto, a convivência harmônica entre eles é fundamental para o benefício da vida como um todo. Portanto, ser responsável é tratá-los dignamente e agir em sua defesa ao longo dessa história que ainda está sendo escrita, pois se os animais dependem dos homens hoje, é devido à necessidade maior ainda que os humanos têm de viver com e para esses seres capazes de amar, sofrer e sonhar.
https://www.petlove.com.br
Saiba como funciona o serviço de Disque Denúncia Animal
https://www.saopaulo.sp.gov.br
Relatos sobre maus-tratos a cães e gatos em 39 municípios da Grande SP podem
ser feitos pelo telefone 0800-600-6428
Seg, 18/03/2019 - 10h36 | Do Portal do Governo
Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal (0800-600-6428) está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo. A iniciativa está voltada ao relato de informações sobre maus-tratos a animais domésticos.
Para realizar a denúncia, é preciso se identificar, porém os dados permanecem sob sigilo total. Vale destacar que São Paulo conta com os trabalhos da Polícia Ambiental para o atendimento das denúncias, que é realizado por equipes de policiais militares ambientais e uma ambulância de resgate.
Os profissionais são capacitados a prestar suporte aos policiais ambientais na constatação de maus-tratos e eventual atendimento emergencial, além de transportar o pet para clínica contratada em caso de necessidade de tratamento médico veterinário.
Procedimentos
Saiba como funciona o serviço:
1. Disque Denúncia: Ligue para a Defesa Animal caso presencie cães e gatos vítimas de maus-tratos, como envenenamento, abuso físico, mental e/ou emocional, privados de água ou alimento, presos por correntes curtas ou em locais muito pequenos e sem abrigo de sol, calor, frio e vento, na capital e em toda a Região Metropolitana de São Paulo.
2. Despacho: Os atendentes da Defesa Animal que recebem as denúncias de maus-tratos contra cães e gatos fazem uma triagem e verificam se os casos são de emergência/urgência ou atribuição de outros órgãos competentes.
3. Deslocamento da equipe: Uma equipe de policiais militares ambientais (treinados para ocorrências de maus-tratos contra cães e gatos) e veterinários em ambulância de resgate animal se desloca até o local da denúncia.
4. Atendimento: O atendimento tem como base o Protocolo de Perícia de Bem-Estar Animal, que comprova o estado do cão ou gato em situação de maus-tratos, bem como o exame físico realizado pelo médico veterinário.
5. Ambulância: Configurada a situação de maus-tratos, os policiais militares ambientais adotam as medidas legais, sendo apoiados pelos veterinários que, quando necessário, realizam os primeiros atendimentos médicos na ambulância PET, que presta suporte durante o atendimento.
6. RAIA/TCO: Quando cabível, os policiais militares ambientais elaboram um Relatório de Averiguação de Incidente Administrativo (Raia) e/ou um BOPAmb (boletim de ocorrência da Policia Ambiental), que são encaminhados para o distrito policial da área para confecção do termo circunstanciado.
7. Abrigo: Uma vez no abrigo, os animais resgatados recebem tratamento veterinário, cuidados de higiene e atenção, até estarem prontos para adoção.
https://www.saopaulo.sp.gov.br/
Aumento da pena para quem maltratar cães e gatos vai à sanção
Da Redação |
09/09/2020, 19h05 - ATUALIZADO EM 09/09/2020, 20h00
Fonte: Agência Senado
Em sessão remota nesta quarta-feira (9), o Plenário do Senado aprovou projeto que aumenta as penas para maus-tratos a cães e gatos (PL 1.095/2019). O texto foi aprovado na Câmara no final do ano passado e segue agora para a sanção do presidente da República.
Pela proposta, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos será punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Hoje, a pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa — dentro do item que abrange todos os animais. O projeto altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) para criar um item específico para cães e gatos, que são os animais domésticos mais comuns e principais vítimas desse tipo de crime.
Fonte: Agência Senado
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/09/aumento-da-pena-para-quem-maltratar-caes-e-gatos-vai-a-sancao
O projeto altera a Lei de Crimes Ambientais. Atualmente, a legislação prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa para quem pratica os atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal. O termo "reclusão" indica que a punição pode ser cumprida em regime inicial fechado ou semiaberto, a depender do tempo total da condenação e dos antecedentes do réu.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/09/09/senado-aprova-pena-maior-de-ate-cinco-anos-para-maus-tratos-contra-caes-ou-gatos.ghtml
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO POST.
EU, PARTICULARMENTE, AMO ANIMAIS!!!
COM CARINHO,
PROFª ANINHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário