POSTAGEM EM 19 10 2020
Sem choro: fase banguela infantil deve ser divertida
Para evitar traumas e ansiedade, os pais devem investir em muita conversa e em fábulas, como a história
da Fada do Dente
E, para tornar o momento ainda mais especial e menos traumático para a criança, os pais podem lançar mão de brincadeiras e fantasias como, por exemplo,
a lenda da Fada do Dente.
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/atualidades/aprenda-brincadeiras-para-a-hora-de-cair-os-dentes-de-leite
ORDEM DE QUEDA
Podem existir alterações nessa ordem, mas em geral os primeiros a cair são os incisivos centrais inferiores, aos 5-7 anos. Depois, os incisivos centrais superiores, seguidos pelos incisivos laterais. Geralmente os dentes inferiores caem antes dos superiores. Somente após os 9 anos costumam cair os outros dentes, começando pelos caninos. Depois se seguem os pré-molares, que caem até os 12-13 anos (do primeiro pré-molar inferior até o segundo pré-molar superior, conforme figura abaixo).
PODE ARRANCAR?
O processo de queda do dente acontece e forma natural, com a reabsorção de sua raiz pelo dente que está crescendo para ocupar seu lugar. Ele vai amolecendo e muitas vezes cai durante a alimentação ou escovação.
É comum a criança ficar incomodada com o dente amolecido porque a sua mobilidade atrapalha na hora de comer. Se o dente estiver bem mole e a criança quiser puxar levemente ou pedir ajuda pros pais pra arrancar, isso não será um problema. Do contrário, não se deve forçar a situação. O dente vai cair com ou sem ajuda.
OBS: A velha técnica de amarrar um fio dental no dente e prender na maçaneta da porta e bater não deve ser incentivada. Ela pode quebrar a raiz do dente e provocar muita dor.
http://nomundodamaternidade.com.br/2016/11/queda-dos-dentes-de-leite.html
Deixar cair sozinho
Uma forma de evitar sofrimento e futuros traumas é deixar o dente cair sozinho, sem arrancá-lo ou forçá-lo drasticamente. Para ter certeza que a hora chegou, o pai deve, com uma gaze ou algodão, balançar o dente suavemente de um lado para outro. Se perceber que está bem molinho, basta puxá-lo que ele sairá sem dor.
Caso perceba que ainda está um pouco duro, a melhor coisa a se fazer é segurar a ansiedade do filho e esperar mais um pouco. “Tentar acelerar o processo natural da coisa, usando força, pode machucar a criança e criar traumas em relação à queda dos próximos dentes.”
A VERDADEIRA HISTÓRIA
DA FADA DO DENTE
As erupções dentárias dolorosas que começam por volta dos 6 meses do bebê serão apenas uma má lembrança quando a criança, já crescida, tiver todos os seus dentes de leite. Mais tarde, por volta dos 6 anos, quando a fase banguela chega, com a queda do primeiro dente até a do último (aos 12),é muito comum que aparece a lenda da fada do dente substituindo o dente de leite por uma moeda ou presentinho . Este ritual praticado em inúmeros países tem uma finalidade muito simples: tranquilizar as crianças e mostrar de fato que eles estão crescendo!
Mas de onde que vem este mito popular?
Tem que procurar na França a origem da lenda da fada do dente que lá chama-se ¨La Bonne Petite Souris¨ (a boa ratinha) e data do fim do século 17. Se trata de um conto escrito por Madame d´Aulnoy, naquele uma rainha é aprisionada por um rei muito mau e, no intuito de se libertar, pede ajuda a um ratinho em sua cela.
Para isso, O roedor que na verdade é uma fada disfarçada esconde-se debaixo da almofada do rei. Durante a noite como vingança, roí-lhe as orelhas, o nariz e o atormenta pelo resto da vida.
A lenda da fada do dente, porém, só apareceu no meio do século 20, e a mídia teve um grande papel nas tradições e na popularização, assim como em lendas do Papai Noel e do coelhinho da Páscoa.
A fada do dente tomou diversas aparências de acordo com cada País: Na França e muitos países de idioma espanhol (Espanha, Argentina, México, Venezuela....) a fada é uma ratinha ou um ratinho. Já nos EUA, Canada, Alemanha ou Brasil, conhecemos a fada do dente (Tooth fairy)
Petit Louarth, com sua origem franco-brasileira, desenvolveu um álbum dental que permite entrar na lenda da fada do dente de forma diferenciada, um kit lindamente ilustrado com uma fadinha-ratinha única que visita todas as crianças do Mundo a noite, após a queda do dente de leite e deixa ¨na caixinha da troca¨ um pequeno tesouro...mas que não leva o dentinho: ela o guarda com muito amor: Descobra, seguindo o link:https://www.petitlouarth.com.br/collections/petit-coffret-da-fada-do-dente-album-dental
Quer saber mais das tradições da Fada do dente pelo Mundo?
França: A ratinha troca dentinhos por moedinha
A ratinha La Bonne Petite Souris (a ratinha boa), vem a noite pegar o dentinho e deixa moedinha debaixo do travesseiro em contrapartida.
Espanha: O ratinho Pérez troca dentes de leite por presentinhos
O dinheiro não é o que motiva as crianças espanholas a deixarem seus dentes para o ratinho conhecido como "Raton Pérez". Elas gostam mesmo do presentinho que ele deixa debaixo do travesseiro, após abandonar a caixa de biscoitos onde vive com a companheira La Ratita Presumida para ir em busca do dente.
Itália: O ratinho é ajudante da Fada do dente
As crianças italianas acreditam tanto na Fada dos Dentes quanto no Rato dos Dentes, que é ajudante da fada. Por isso, elas deixam seus dentes debaixo do travesseiro ou da perna de uma mesa. E há ainda as que acreditam que Santa Apolônia (padroeira das visitas ao dentista) é quem leva embora o dente, após visitar a casa da criança com sua carruagem feita de dentes e... puxada por ratinhos. Quanta imaginação!
Japão: As crianças jogam os dentinhos no telhado
Na terra do sol nascente a criançada joga os dentes no telhado da casa ou no próprio chão. E não há recompensas físicas. Apenas a crença de que dessa forma outros dentes crescerão no lugar.
Alemanha: As crianças recebem dinheiro da Fada do dente
Apesar de comemorar o dia da Fada dos Dentes, que acontece em todo 22 de agosto, as crianças não fazem trocas. Elas mantêm seus dentes de leite guardados e ainda recebem dinheiro da fada. Espertas, não?!
Turquia: As crianças enterram os dentinhos
Os dentes de leite podem garantir ou prever a futura vocação de uma criança turca. Se o dente de leite for enterrado perto de um consultório médico, por exemplo, suas chances de seguir na profissão de médico aumentam. Já se for colocado perto de um estádio, ela pode se tornar um grande jogador. Sim, há crenças para tudo!
Inglaterra: As crianças queimam os dentinhos
Quando o primeiro dente de leite da criança cai, ela o queimam. Assim, ela acredita que nenhum dente nascerá torto.
A conversa entre pais e filhos é fundamental para o entendimento da criança sobre os fatos que estão para acontecer. “Ao perceber o amolecimento dos primeiros dentes, os pais devem antecipar para a criança os acontecimentos, explicando que sua janelinha será temporária e que, em breve, será substituída por um dente novinho em folha, mais bonito e mais forte. E que esse dente precisará de cuidados intensos de higiene, como se fosse um bebê”. Vale também expor para a criança que essa fase é sinal de que ela está crescendo e ficando cada vez mais parecida com o papai e a mamãe. Assim, ela vai ficar ainda mais orgulhosa de passar por essa transformação, sem crises ou traumas.
A literatura infantil também tem várias obras sobre este assunto.
fique por dentro!
novas tecnologias e estudos
CONGELAMENTO E OBTENÇÃO DE
CÉLULAS-TRONCO
As células-tronco obtidas da polpa dentária são de origem, conjuntiva e têm potencial teórico de regenerar células ósseas, de músculo, gordura e cartilagem. Elas não têm potencial de regenerar células sanguíneas e tratar leucemia (como as do cordão umbilical).
Atualmente as células tronco obtidas da polpa dentária estão sendo testadas com sucesso em cirurgias para lábio leporino, recuperando tecidos dentários. Outros usos ainda estão em fase de pesquisa – como a recuperação de tecido neuronal no tratamento de doença de Parkinson e Alzheimer. Até onde os estudos avançaram, elas não têm se mostrado boas para regenerar tecido muscular.
O ideal é que antes do dente cair, a criança faça uma consulta para ser examinada e fazer uma radiografia que ajude a decidir qual dente será usado. Quando ele começar a ficar mole, o local deve ser bem higienizado e o dente deve ser extraído em casa ou pelo dentista e ser acondicionado em tubo com soro fisiológico (para a polpa não secar) e refrigerado. Deve ser transportado em recipiente com gelo.
Encontrei empresas que fazem o serviço, como o Centro de Criogenia Brasil, que oferece o congelamento da polpa dos dentes de leite desde 2013. De acordo com os valores atuais custa em torno de R$ 2.600 e é preciso pagar uma taxa de manutenção anual de R$ 450 (um pouco menos caro que o congelamento do cordão umbilical).
No entanto, acredito que deve ser incentivado o congelamento do material em bancos públicos, da mesma forma que as células tronco do cordão umbilical. Além da questão do custo, alguns tipos de células-tronco não precisam de compatibilidade e poderiam ser usadas em várias pessoas. A Rede BrasilCord reune vários bancos públicos que armazenam sangue do cordão umbilical, mas não encontrei nenhuma informação a respeito do congelamento público de células da polpa dentária.
O Projeto Fada do Dente é um projeto científico que visa estudar e compreender os mecanismos existentes por trás do autismo infantil. Ele recebe doações de dentes de leite de crianças autistas acondicionados como já descrito acima.
OBS: Vale lembrar que, se a criança precisar extrair um dente permanente por algum outro motivo, ele também pode ser doado – sua polpa contém células-tronco do mesmo jeito.
DOAÇÃO
Universidades aceitam receber dentes para uso em pesquisa ou ensino de anatomia. O dente extraído deve ser acondicionado em um recipiente com soro fisiológico, dentro de uma caixinha de isopor com gelo.
E O DENTE AINDA DOÍA - história infantil contada por Fafá conta
E o dente ainda doía - Ana Terra
https://www.youtube.com/watch?v=vSUdcbG_uVY
Juca Machuca no dentista - Varal de Histórias
Dentinho - História infantil sobre higiene bucal |
Saúde bucal
Hora de Escovar os Dentes
| Músicas Educativas | PlayKids
https://www.youtube.com/watch?v=54KqWGAQQHo
Nenhum comentário:
Postar um comentário